segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Viajando com o equipamento fotográfico

Quando vou viajar sempre levo minha câmera DSLR, pois muitos lugares são incríveis e eu não quero perder a oportunidade de fazer boas fotografias, porem tomo algumas precauções, pois é um equipamento caro e não quero nem em sonho perde-lo ou ter algum problema durante o trajeto.

Se for viagem dentro Brasil é bem tranquilo transportar a câmera DSLR, leve ela como bagagem de mão e nunca despache ela, como todos sabemos existe diversos casos de roubo de bagagem e extravio.
Se for viagem para o Exterior, o procedimento é o mesmo que para viagens no Brasil, porem você precisa estar com a nota fiscal do equipamento, comprovando a compra aqui no Brasil ou em outra viagem ao exterior onde efetuou a compra, só para estar mais seguro, caso tenha algum problema, lembrando que é permitido uma maquina fotográfica por passageiro.
Quando a viagem é a trabalho e a equipe é grande dificilmente você terá problemas com roubo ou furtos, pois uma equipe grande chama a atenção e pode causar problemas para o ladrão, mas lógico, não vá largar a câmera, fique sempre com ela e de olho no restante dos equipamentos, peça ajuda ao seu assistente de câmera.

Agora você está viajando sozinho ou em um grupo reduzido, não é uma equipe, é uma viagem a passeio. Nesse caso sua atenção precisa ser 100% no equipamento e no ambiente.
Não leve muita coisa, depende da onde for, leve somente a câmera. Você pode até levar mais equipamento como flash, uma luz de led, um tripé, mas dependendo da onde for, deixe os equipamentos no hotel e leve somente a câmera. Se for fazer mochilão, leve somente a câmera e um tripé pequeno.
Existe locais mais seguros, depende da cidade, que não precisa ter tanto medo e que dá para fotografar bem a vontade, mas sabemos também que muitos locais são perigosos e que quando estamos viajando nunca sabemos bem quem é quem, por isso é extremamente necessário estar atento as pessoas e ao movimento.  Sugiro que coloque o case da câmera dentro de uma mochila ou bolsa, para não chamar a atenção e que só tire a câmera quando for fotografar. Nunca pendure ela no pescoço, chama demais a atenção, carregue ela na mão.

São dicas pequenas, porem fazem a maior diferença para não ter problemas com sua câmera DSLR.
Eu já deixei de fotografar porque o local era perigoso, eu preservo meu equipamento e minha vida, pois sabemos como está a violência. De um tempo para cá, comprei uma câmera compacta muito boa e quando não posso sacar minha DSLR eu fotografo com ela, claro que não é a mesma coisa, mas não deixo de fazer minha imagem  e como sempre falo “Quem faz a fotografia é o fotografo”.