segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Utilizar o parasol

Internamente ao utilizar o flash de sua câmera ou em fotografias exteriores a luz do sol, o Parasol é um dos acessórios mais utilizados pelos fotógrafos entusiastas e profissionais, mas, na verdade, você sabe para que ele serve?

Para aquele que nunca ouviu falar, parasol é um pequeno pedaço de plástico rosqueado a frente da lente câmera, da mesma maneira que os filtros fotográficos. A principal função desse acessório é evitar que as lentes da objetiva sejam atingidos por intensos raios de sol que acabam provocando os conhecidos e indesejáveis (na maioria das vezes) efeitos, glare e flare.
Flare: é um fenômeno de reflexão do diafragma nas lentes das objetivas. São aqueles círculos de luz ou linhas que aparecem em algumas fotografias ,e que, as vezes, chegam a ser reproduzidos no processo de edição de imagens e utilizados artisticamente por alguns fotógrafos.
Glare: entrada de uma fonte de luz (mancha branca) geralmente posicionada fora do campo visual da imagem, e que aparece nos cantos superiores da fotografia, causando ofuscamento e perda de contraste.
Tipos de parasol:

Cilíndrico – indicados para objetivas e teleobjetivas de distância focal variável que giram a objetiva com o zoom.
Cônico – para objetivas de distância focal normal ou semi-teles.
Pétala – Indicado para objetivas “olho de peixe” e grande angulares.
Outras funções:

Além de evitar a entrada indesejada de luz nas objetivas, o uso desse acessório ainda protege a sua lente contra impactos, facilita o balanço de brancos e melhora o contraste das imagens.
Fonte: Revista Fotomania