terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Transformando fotografia em arte

Argumentos contra a fotografia que vem sendo uma forma de arte datam mais de um século. Seu tema central era que a câmera registra a realidade de uma forma puramente mecânica, sem o fator humano da imaginação, e, portanto, não pode ser arte. Mas os primeiros fotógrafos foram muitas vezes reconhecidos, com a arte tradicional, tipicamente presente nas pinturas de antigos mestres, para inspiração e orientação da criação de suas imagens.

Muitas fotografias foram agora reconhecidas como tendo um elevado valor artístico, com a câmera sendo considerada uma ferramenta como o pincel de um pintor, e mérito artístico atribuído a fatores humanos controlados como composição, decisões de iluminação, exposição, enquadramento, o uso inteligente de cor, engenhosidade e criatividade.
Nem todas as imagens captadas por uma câmera são consideradas como tendo valor artístico, por qualquer meio. Na verdade, a maioria não. Considere o instantâneo típico tomado por um destreinado fotógrafo amador que faz pouco mais do que apontar uma câmera para um tema e disparar o obturador, sem levar em consideração os elementos de design. Qualquer mérito artístico instantâneo pode ter provavelmente um devido mais à sorte do que habilidade.

A pessoa que faz um esforço inteligente de combinar arte com a sua fotografia geralmente produz uma fotografia melhor. Aderindo às regras de composição, por exemplo, mais frequentemente do que não irá resultar em uma imagem equilibrada e agradável. Quando uma pessoa toma essas medidas para aprender e aplicar o que é necessário para fazer uma fotografia com um elevado valor artístico, as suas imagens irão melhorar.
Quando uma fotografia evoca emoção em um visor, pode ser definida como a arte.  Mas, se uma determinada imagem é uma obra de arte são os seus telespectadores que irão averiguar.


Quanto mais você aperfeiçoar a sua técnica fotográfica, com vontade de produzir imagens com mérito artístico, é provável que você comece a elevar sua fotografia para o nível artístico. Mesmo que você não possa obter o reconhecimento para a produção de fotografias consideradas obras-primas, não há dúvida de que a sua habilidade de tirar fotos vai melhorar e você será reconhecido por pessoas que s veem "boas" fotografias, como arte.