segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tipos de trabalhos fotográficos

A fotografia cria a possibilidade de trabalhar em diversas áreas e setores. Cada fotografo se desenvolve  ou tem aptidão para determinado seguimento.
Um fotografo profissional é capaz de trabalhar em qualquer setor, porem aquele que se especializa em determinado tipo de fotografia, se diferencia e possui os melhores trabalhos.  Pode parecer um exemplo bobo, mas é como na medicina, todos são clinico geral, e com o tempo cada um se especializa e faz o melhor trabalho na sua área, é a mesma coisa com um fotografo.

Fotografia é luz e movimento, quanto mais você trabalhar no mesmo seguimento, melhor ira desenvolver o seu estilo e olhar fotográfico. Com a experiência ira saber cada movimento, cada tipo de luz e a melhor forma de capta-la.
Uma iluminação de moda é diferente da iluminação industrial. Cada um pede um clima e um tipo de olhar, e o principal, um tipo de foco na fotografia. Foco no sentido de direção de olhar. Saber o que é para se destacar na fotografia.

Normalmente você só vai saber qual o seguimento que ira atuar quando começar a fotografar. Somente fotografando  vai saber qual setor te chama mais a atenção e qual curte trabalhar. As  vezes devido a indicações o setor escolher você, e quando perceber já se tornou um fotografo com foco em animais.

Conheci um fotografo que só trabalhava moda, as fotos dele são incríveis, e ele me disse:
“Nunca fotografei casamento, acho muito difícil, é um momento único, o fotografo tem que estar muito certo do que está fazendo, ele tem um clique para acertar, já eu tenho diversos.”

Não que ele não soubesse como fazer, mas casamento tem todo um ritmo.  Isso mostra como é importante a especialização, acredito que um fotografo de casamento possivelmente iria demorar muito mais tempo para fotografar e acertar a luz com perfeição de um ensaio de moda.
Quando estamos no começo ou antes de começar temos a visão de que fotografo só trabalha com eventos, book ou moda, mas o setor é extenso, com diversas opções. Tipos de fotografias:

Eventos sociais, publicidade, arquitetura, revistas, moda, jornalística, comercial, industrial, natureza e de paisagem, vida submarina, cientifica, documentos oficiais, aerofotografia,, sensoriamento remoto, documentarista, nu artístico, modelos, dental, eróticas ou sensuais, aérea, de animais, books, crianças, esportes, médica, festas infantis, produtos, abstrata e artística.