segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Técnica nova para PeB

O preto e branco não pode ser apenas uma solução para uma fotografia colorida que não funcionou. Toda imagem e toda edição – exceto fotojornalismo, talvez – precisa ser pensada antes de colocarmos em prática. O problema é que, às vezes, não temos muito tempo para trabalhar horas a fio numa única fotografia e precisamos recorrer a métodos de edição mais rápidos.

Apesar de o princípio básico do preto e branco ser a saturação, diminuir completamente o slide Saturação não produz um resultado muito legal. A imagem fica sem contraste, chapada, sem tridimensionalidade. Hora de aprender dois métodos rápidos para fugir disso, quê tal? Mas, antes disso, duas dicas fundamentais:

• Fotografe em cores e, sempre que possível, em RAW. Se você usar a pré-definição Monocromático, depois será impossível controlar a luminescência das cores, o que afetará o contraste entre uma e outra área da imagem.
• Independente do método que você escolher para converter sua imagem em preto e branco, chegue a uma aparência satisfatória com a imagem ainda colorida. Isso será a base do seu resultado!