segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Regras da distancia focal

Muitas vezes ao fotografar uma paisagem nos deparamos com a seguinte questão: onde devo regular o foco da objetiva para que toda a imagem fique nítida‚ ou seja‚ em foco? No primeiro plano ou no infinito?

Existe uma maneira fácil para saber o local exato de focagem‚ usando a distância hiperfocal. Quando regulamos a objetiva no infinito‚ existe uma distância entre ele e a câmera em que a imagem fica em foco. A distância entre este ponto máximo de foco e a câmera fotográfica‚ é a chamada distância hiperfocal.
A escala de profundidade de campo que existe na objetiva nos informa a área de foco que obtemos para cada abertura da lente. No exemplo da figura 1‚ para uma abertura f11 conseguimos uma profundidade de campo que vai de 1 a 5 metros.Para determinar o ponto exato de focagem para determinada abertura e conseguir o máximo de foco em uma imagem desde o primeiro plano até o infinito usamos o seguinte procedimento:Coloque o foco da lente na posição infinito(8).

Escolha uma abertura pequena (f11‚ f16 ou f22)‚ que produz uma foto com grande profundidade de campo. Observe na lente a distância em metros que corresponde à abertura escolhida‚ que é exatamente a distância hiperfocal. Em seguida gire o anel de foco da lente até a posição identificada no passo anterior. Pronto! É só enquadrar a foto e não mexer mais na lente. Este é o ponto de focagem que irá lhe proporcionar o máximo de profundidade de campo‚ como na foto ao lado.