terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Pano branco

O que é:
O pano branco, também chamado de micose de praia e cientificamente de Pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada por um fungo chamado Ptyrosporum Ovale ou Malassezia furfur. Esse fungo habita normalmente na pele, mas, quando a imunidade está diminuída, tende a proliferar-se, gerando os sintomas da doença, geralmente em épocas com maior calor e umidade.
Este fungo produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. Logo, nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada como o resto do corpo, ficando com um aspecto mais branco.

Sintomas de pano branco
Os sintomas de pano branco são:
•Manchas amareladas ou esbranquiçadas na pele em formato cilíndrico
•Descamação da pele
Diagnóstico do pano branco
O médico dermatologista é capaz de identificar o pano branco somente ao visualizar a pele e o couro cabeludo do indivíduo. Mas, para confirmar o diagnóstico, pode-se recorrer à lâmpada de Wood.
Causas do pano branco
O pano branco pode ser causado por:
•Comprometimento do sistema imune
•Calor em excesso
•Oleosidade da pele
•Pré-disposição genética

Tratamento para pano branco
O tratamento para o pano branco é feito com o uso de medicamentos antifúngicos, como o Fluconazol ou o Cetoconazol, por exemplo. Pode-se realizar o tratamento com medicação tópica e/ou sistêmica, com duração de 7 a 21 dias.
Se o indivíduo estiver muito bronzeado, a cura da doença poderá ser alcançada e as manchas brancas persistirem. Isto porque o fungo já não está lá, mas a pele não foi devidamente bronzeada anteriormente nas regiões que foram afetadas pelo fungo.
Fonte: TuaSaúde