terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que é rinite?

A rinite nada mais é que uma inflamação da mucosa nasal. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, mas, de um modo geral, surge de uma reação alérgica. Assim como outras formas de alergia, não existe cura para o problema, ainda que a medicina ofereça hoje diversas formas de tratamento. Quando aspiramos alguma substância que causa a alergia, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso, os principais sintomas da rinite são:
espirros
coriza
entupimento das vias nasais
coceira no nariz ou na boca
Como se pega
A forma mais rara de rinite pode ser contraída através do ar, com a contaminação com vírus o bactérias que causem o problema. Já no caso da rinite alérgica, não se pega a doença. Vários fatorem contribuem para que se tenha predisposição para reações alérgicas, como a herança genética e ambiente favorável. Nesse caso, os alérgenos presentes no ar, como excrementos de ácaro, pólen, pelos de animais, entre outros, causa a irritação.
Como prevenir
No caso da rinite alérgica, é possível preveni-la evitando entrar em contato com as substâncias causadoras da alergia. A questão é que é muito difícil se manter afastado de todos os alérgenos, pois estão presentes em todos os tipos de ambiente. O foco, por tanto, deve ser em casa, onde podemos atuar diretamente no ambiente. É importante manter os cômodos e móveis sempre limpos e livres de poeira. Almofadas, roupas de cama, sofás, colchões, carpetes e outros objetos costumam ficar repletos de ácaros. Por isso, devem ser higienizados com frequência, de preferência sendo expostos ao sol. Também é importante manter a casa arejada, garantindo a entrada de ar puro e luz solar diariamente.
Remédios

Recentemente, ensinamos a preparar um remédio para tratamento da rinite, à base de hortelã. A receita ajuda a desentupir as vias respiratórias, através da inalação do vapor da erva. Desse modo, alivia os sintomas da alergia, acalmando a mucosa nasal. Outra opção de tratamento é o chá com folhas de eucalipto. A ingestão do chá também combate os principais sintomas da rinite alérgica, amenizando os espirros e secreção nasal.