terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Melhorando o foco no escuro

Coloque a câmera no tripé, principalmente em condições de baixa luminosidade, na qual o obturador ficará aberto por mais tempo. Isso prevenirá imagens embaçadas, causadas pelo tremor das mãos humanas.

Primeiramente, tente usar o foco automático da câmera. Um feixe de luz breve será disparado no objeto para permitir que a lente ajuste o foco. Se o foco automático não funcionar, tente um flash externo, uma lanterna ou farol para iluminar o objeto e ajustar o foco da câmera manualmente. Certifique-se de desligar a luz externa antes de disparar a foto.

Troque para o foco manual após ajustá-lo, deslizando o botão de foco de AF (foco automático) para MF (foco manual). Isso evitará que você precise ajustar o foco por diversas vezes. Desligue o estabilizador de imagem da câmera para aumentar a claridade na foto.

Utilize a técnica de tirar várias fotos iguais, porém de ângulos diferentes, para aumentar a chance de obter uma imagem perfeita. Para cada imagem as configurações da câmera estarão ajustadas para cima e para baixo do ponto original. O foco, a velocidade do obturador e o f-stop são configurações que devem ser utilizadas em conjunto com esta técnica.