segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Linhas do horizonte

Existem algumas regras básicas de fotografia que nos permitirá, por meio de sua aplicação, melhorar significativamente os nossos disparos.

Estas regras de composição são baseadas na distribuição de determinados elementos da imagem. Talvez o mais básico de todos seja a regra da Horizonte. A lei do horizonte indica que à imagem deve ser desenhadas três linhas horizontais imaginárias de igual altura. Na composição da imagem é usada duas partes (dois terços) para coletar a principal razão. Esta regra aplica-se não só em fotografia de paisagem, mas tem aplicação em qualquer imagem que tem um fundo que exibe informações, em que uma linha mais ou menos horizontal que divide a composição em duas partes aparecer.
O principal objeto ou sujeito da foto deve ocupar cerca de 2 bandas, e o resto, 1 banda. Isto, obviamente, é variável e dependerá da importância de cada área.
Em todo o caso, nunca devemos tomar essas regras como uma obrigação a ser aplicada ao pé da letra, mas sempre abordá-los com um pouco de liberdade.
Fonte: Revista Fotomania