segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Leitura de imagem

Nosso olhar ocidental é condicionado pelo nosso modo de escrita e leitura‚ ou seja‚ da esquerda para a direita. Quando observamos uma foto‚ a tendência de nosso olhar é fazer uma leitura desta imagem no sentido horizontal‚ da esquerda para a direita‚ e também de baixo para cima. Este fato deve ser levado em conta na hora que vamos fazer a composição de uma fotografia. Usando este conhecimento‚ podemos construir imagens que tenham dinâmica e movimento.
Quando vamos fotografar uma pessoa‚ por exemplo. Se a colocarmos no extremo direito da imagem‚ o que vai acontecer? Na hora que alguém for observar nossa fotografia‚ o olhar do expectador irá passear por toda a imagem‚ começando no lado esquerdo e terminando no lado direito‚ exatamente onde está colocado nosso assunto principal. Um exercício interessante é inverter uma imagem e observar o resultado obtido. A foto abaixo é a correta‚ no extremo direito da imagem.


Na foto abaixo‚ invertida‚ ficou do lado esquerdo e a imagem parece “travada”‚ ou seja‚ não tem uma leitura contínua e dinâmica.Esta técnica também pode ser usada com sucesso para fotos de paisagens. Imagine uma foto de uma bela planície‚ com uma estrada se delineando por meio do vale. Se fizermos o enquadramento da imagem de modo que a estrada comece no lado inferior esquerdo e termine no lado superior direito da foto‚ iremos dar ao expectador uma idéia de movimento‚ ou seja‚ o olhar de quem está observando a foto irá passear pela estrada‚ que esta propositalmente colocada no mesmo sentido que nosso olhar caminha pela foto.