segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Iluminação x criatividade

Um dos fatores de grande importância para um álbum fotográfico de casamento é a criatividade com a luz. É comum vermos álbuns de casamento com as mesmas características de fotos‚ ou seja‚ você já sabe o que vai ver. Atualmente o mercado exige mais do profissional‚ mais que qualidade também é preciso ter criatividade. Um dos fatores importantes dentre outros é a iluminação. Na maioria das vezes trabalhamos com fotos que se faz necessário o uso do flash (como luz artificial). Mas o fotógrafo ao registrar eventos deve usar da criatividade para mudar o aspecto das fotos. Muitas vezes pensamos que fotos bem trabalhadas são feitas somente em estúdio‚ e que num ambiente comum isto será impossível. Temos que ter noção pelo menos da temperatura de cor e seus efeitos no fotograma.

Como regra básica luz de filamento cor amarela‚ luz de tungstênio ou luz fria cor esverdeada. A partir deste principio passaremos a criar nas fotos efeitos com a iluminação.
Como a luz do flash tem em média 5.500k cor branca‚ qualquer local em que se lançar esta luz ira tirar o efeito da luz do ambiente. Para se dar uma composição diferente o fotógrafo com um material simples fará este efeito na foto.
Muitas das vezes é importante o uso de uma luz local para dar um aspecto diferenciado no trabalho‚ pois o mercado exige isto.Vejamos na cerimônia. Desliga-se o flash da máquina e aproveita a luz do cinegrafista. Outro modo de se fazer no local do bufet‚ usando o mesmo equipamento com uma luz de 300w (lâmpada que se usa na filmadora ou uma lâmpada de 1000w). Procure sempre trabalhar com a luz que está ao seu alcance para que possa sentir uma diferença nas fotos. Em meu trabalho levo um estúdio móvel para fazer as fotos no local. Veremos num outro trabalho‚ como fazer as fotos.

O material mínimo necessário: um tripé‚ uma lâmpada de 300w (lâmpada de filmadora) ‚ uma lâmpada de 1000 w e mais um tripé . Procure sempre programar com o casal qual tipo de foto eles desejam fazer e como é importante a colaboração do casal.
Tendo acertado tudo isto basta realizar um bom trabalho. Bem espero que possa ter dado boas dicas para melhorar sua composição nas fotos.