segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fundamentos da fotografia de viagem

Cuidados com o equipamento
Sempre que for viajar‚ todo cuidado com o equipamento é pouco. Quando estamos viajando nosso equipamento está sujeito a poeira‚ areia‚ vibrações‚ impactos‚ quedas e mergulhos na água. Quando for viajar para a praia ou lugares com poeira ou areia‚ mantenha sempre seu equipamento dentro de seu estojo ou bolsa‚ e se possível embrulhados em sacos plásticos. Mantenha sempre em sua objetiva um filtro UV‚ para evitar riscos em sua objetiva. Quando for limpar a lente‚ passe um jato de ar antes de usar o lenço de limpeza para evitar arranhões com os grãos de areia. Em lugares quentes‚ mantenha os filmes em uma pequena caixa de isopor‚ e nunca deixe sua câmera em contato direto com o sol. Se for viajar para lugares com muita chuva‚ mantenha todas as câmaras e lentes embrulhadas uma a uma em sacos plásticos fechados‚ em uma bolsa também impermeável. Já usei bolsas das marcas Tamrac e Proteção e não tive problemas com chuva. Em estradas com muitos buracos‚ evite transportar a câmera no porta malas‚ por causa do excesso de vibração. O melhor local é transportar a bolsa com a câmera em cima do assento do banco bem fixada. Se molhar a câmera‚ corra o mais rápido possível até uma oficina‚ mas provavelmente‚ nunca mais será a mesma.

Câmaras indicadas
Se você já possui bons conhecimentos em fotografia‚ a melhor câmera é a mecânica‚ pois aguenta melhor os riscos de uma viagem. Se você não possui tanta prática‚ escolha uma câmera reflex automática para evitar perder alguma fotografia importante. Caso não possua dinheiro para comprar uma reflex‚ tente comprar uma câmera pequena com foco automático com zoom(de preferência 28-105mm).

Lentes
 A lente mais usada na maioria das fotos de viagem é a grande-angular de 28mm. Com esta lente é possível conseguir boas fotos da maioria das paisagens. Use a lente normal de 50mm para fotografar a família em conjunto com os pontos turísticos. A lente macro (50 ou 100mm) é útil para fotografar pequenos animais‚ flores e plantas (pode ser substituída por um jogo de filtros close-up ). As teles são mais usadas para fotografar detalhes a longa distância‚ animais‚ e as famosas fotos de por do sol. Se você não quiser levar muitas lentes‚ uma zoom 28-105mm macro‚ serve para a maioria das ocasiões.

Filtros
Um filtro polarizador é indispensável em qualquer viagem. Ele elimina reflexos indesejáveis em rios e lagos‚ além de deixar o azul do céu mais escuro. Um jogo de filtros close-up é útil para fotografar pequenas flores e animais. Em alguns casos o filtro cross-screen é útil para transformar reflexos em estrelas de 4‚ 6 ou 8 pontas. E mantenha sempre um filtro UV protegendo sua lente de riscos.

Acessórios
 Os acessórios mais usados são: o tripé (para uso com velocidades baixas ou teleobjetivas grandes) o cabo disparador (para evitar fotos tremidas em conjunto com o tripé)‚ a bolsa (para proteger e carregar o equipamento) e um flash. O uso do flash tem várias utilidades. A principal delas é você poder fotografar em locais escuros ou com pouca iluminação. Evite usar o flash em cima da câmera para evitar que as pessoas saiam com olhos vermelhos‚ use se possível neste caso em uma manopla lateral ligado por meio de um cabo de sincronismo. O outro uso em que a maioria das pessoas desconhecem‚ é o uso como luz de enchimento para evitar sombras indesejáveis em locais com muito sol. Quando se faz uma foto ao meio dia‚ formam-se muitas sombras indesejáveis no rosto das pessoas‚ principalmente perto da parte inferior dos olhos e do queixo. Isto pode ser evitado usando o flash como luz de enchimento. Exemplo: vamos supor que você esteja fotografando ao meio dia com velocidade 1/125 com abertura f11 a uma distância de 1 metro da pessoa. Coloque o flash no automático na abertura f8 ( uma a menos da real para não cobrir a iluminação principal‚ e somente diminuir a sombra) e aperte o botão disparador. A iluminação do sol cobrirá a maior parte da fotografia‚ e o flash iluminará a região não iluminada completa.