segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fotografias com fundo cinza

Todo fotógrafo que passa pela experiência de trabalhar para uma agência de modelos chega a fazer até quatro books por dia‚ correndo contra o tempo em função do volume de trabalho. Para que a agência consiga vender a imagem de seus modelos‚ é necessário que‚ no composite (uma espécie de cartão de visitas impresso em meio ofício com fotos e os dados do modelo)‚ tenha uma foto de beleza (close de rosto‚ semelhante a fotos de catálogos de cosméticos)‚ uma foto de corpo inteiro mais casual e uma conceitual/fashion de meio corpo (algo extravagante como se fosse da produção para um desfile).

Um aspecto importante para favorecer a execução dos books nessa verdadeira “linha de produção” é a padronização da iluminação e do fundo. Geralmente uma luz lateral com um hazy ou strip light e um rebatedor do lado oposto dão conta do recado‚ ainda que alguns fotógrafos prefiram uma luz quase frontal‚ utilizando um refletor de beleza (portrait) ou uma colméia para suavizar a luz que chega ao modelo. Uma forte tendência de mercado é abolir definitivamente a luz de cabelo (mesmo com o uso de fundos escuros)‚ o que também facilita a vida de quem tem que produzir muitas fotos.
Os fundos devem ser sempre neutros‚ fáceis de trabalhar e‚ ao mesmo tempo‚ devem combinar com tudo o que a modelo estiver usando. Basicamente as opções de fundo são branco e cinza (ocasionalmente preto)‚ mas o cinza vem se destacando‚ pois combina com tudo e não expõe tanto a modelo ’ não mostra a silhueta tão bem recortada como seria com o fundo branco ’ e geralmente é utilizado com uma luz unilateral‚ sombreando possíveis imperfeições.
Partindo do fundo branco‚ é possível executar variações simples que vão do branco (quando utilizamos luz de fundo) ao cinza escuro‚ quase preto (sem luz de fundo e com anteparo preto para limitar a ação da luz).
O ensaio que ilustra este artigo foi feito com um gerador Incoflash de 1200w‚ utilizando uma única tocha com ôª de potência‚ acoplada a um strip light‚ e‚ no lado oposto‚ foi utilizado um rebatedor dourado mais afastado‚ para evitar que as sombras fossem totalmente preenchidas.
O resultado é uma imagem limpa e neutra‚ que chama mais a atenção para o retratado‚ sendo uma boa opção de fundo para quem vai fotografar para agências ou mesmo fazer books para debutantes que almejam ficar com um ar de modelo profissional. Posicione seus flashes‚ acenda as lâmpadas de modelagem‚ apague as luzes do ambiente e sorria: sua modelo está sendo fotografada!