segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fotografar o mar de forma deslumbrante

Hora do dia
A mesma praia pode parecer muito diferente em vários momentos do dia. Fotografar durante as horas mágicas, que são no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol esta baixo no céu. Durante este tempo, o céu pode mostrar uma linda variedade de cores e as águas podem criar reflexos espetaculares.

Diafragma
Lembre-se que a escolha da abertura irá afetar diretamente a profundidade de campo. Utilize pequenas aberturas, como f/8 a f/16, se você quer a maior parte da imagem clara e definida. Vale lembrar também que, com o diafragma mais fechado, você precisará que mais luz entre pela objetiva, tendo que ajustar o obturador e o ISO para compensar a falta de luz.

Obturador
Ande pela região experimentando vários ajustes de obturador para ver o resultado na água. Uma grande velocidade, como 1/125 seg. congela o movimento da água e destaca os sprays e espumas das ondas. Por outro lado, uma velocidade baixa como 1 segundo, dá um ar misterioso na água.

Filtros
Estes três filtros normalmente são usados para fotografia de paisagem do mar:
*Densidade Neutra (ND): diminui a quantidade de luz que atinge a lente e permite prolongar o tempo de exposição.
*Densidade Neutra Graduado (GND): diminui a luz que atinge a lente para um padrão gradual.
*Filtro Polarizador: diminui o brilho, torna as cores mais vibrantes, e diminui a intensidade da luz na cena.

Primeiro plano
Se o primeiro plano parece vazio e sem brilho, adicione algum assunto que chame a atenção. Olhe ao seu redor em busca de pequenas cenas que possam preencher este vazio. Rochas, árvores, litoral arenoso, faça uso de várias coisas para criar algo interessante.
Proteção do equipamento
As praias e o litoral podem ter bastante vento, areia voando, e partículas de poeira podem facilmente entrar na sua câmera. Proteja seu equipamento e acessórios com bolsas específicas, cubra suas lentes, guarde-as na mochila enquanto não estão em uso, e fique de olho nos equipamentos para manter salvos do vento e da maré.
Localização
Antes de chegar ao local escolhido, procure saber mais sobre ele, assim você pode ir preparado. Pesquise na internet, questione os nativos, olhe fotografias. Escolha um ponto seguro para armar o tripé e outros acessórios e confira a previsão do tempo.
Posição
Paisagens geralmente são captadas na posição horizontal para pegar o Maximo de oceano possível. Você pode experimentar também a posição vertical, que mostrará mais céu e terra.
Horizonte
Horizontes tortos são geralmente desaprovados, então mantenha seu horizonte o mais reto possível. Se ele ainda parecer torto após a captura, você pode editar na pós-produção. Além disso, o horizonte é geralmente posicionado em um terço da imagem, conforme a regra dos terços. Um horizonte centralizado dará a sensação de que a fotografia está dividida em dois pedaços.
Com estas dicas você poderá começar muito bem. Lembrando que apenas isso não irá garantir boas imagens, por isso, pratique bastante até chegar a um nível que você considera bom.