segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fotografar baladas

A fotografia de pessoas em seu momento de diversão em bares e casas noturnas, passou a ser mais um campo de trabalho aberto para aqueles que vivem do oficio profissionalmente. Mas como realizar boas imagens em locais escuros, apertados e cheios de pessoas?

Confira algumas dicas que preparamos para que suas fotografias nas baladas fiquem ainda melhores!
O que fotografar?
Obviamente que a diversão das pessoas são o grande foco da sua fotografia na balada. Procure escolher todos os tipos de pessoas, já que há muitos e diferentes tipos de personagens espalhados pelo local.

Em determinado momento, procure detalhes do local para registrar. Sempre há cartazes, luzes diferenciadas, a cabine de música do DJ ou o palco dos músicos, o coquetel preparado pelo barman, a hostess da casa...
Leve em conta que em qualquer ocasião da noite, seus disparos não podem deixar de apresentar o dinamismo do local (movimento) e a atmosfera (iluminação).

Técnicas e equipamentos
Foco: Com o local cheio e apertado, leve em conta que as pessoas estarão sempre muito perto de você. Uma lente grande angular entre 17-50mm ou 18-55mm com padrões f 3.5 – 5.6 estará perfeita para os seus cliques.
Shutter: Trabalhe em baixa velocidade! Pense que o local é escuro e zerado de luz, sendo assim, deixe seu obturador aberto. A fotografia não sairá tremida já que pela escassez de luz o sensor de sua câmera não captará movimento algum, apenas a luz ambiente (fundo) e, quando dispare seu flash direcionado à pessoa, a mesma ficará congelada na imagem!
Iris: Trabalhar com valores entre f3.5-f5 permitirá que sua câmera capte a luz ambiente e o “borrão” necessário em segundo plano que complementará a sua composição e te dará maior margem para trabalhar com a profundidade de campo.
ISO: Regule sua câmera com valores entre 400 e 800, ajudarão a captar a luz ambiente.
Balanço de Brancos: Deixe posicionado em AUTO.
JPEG ou RAW: Embora o formato JPEG tenha mais qualidade, é preferível fotografar em RAW devido a possiblidade de ajustes possíveis posteriormente.
Flash: Todo o tipo de flash é recomendável e necessário, seja externo com zoom, automático ou TTL. A regulagem da potência de seu equipamento também é de suma importância!
Baterias: Leve quantas puder já que irá tirar um grande número de imagens por noite.
Adaptadores (opcional): Um adaptador para grande angular Fish Eye, assim como, um Snoot adaptado ao seu flash com disparador automático também são bem-vindos.
Para finalizar, peça autorização às pessoas para realizar os seus cliques e não comprometa a vida pessoal de ninguém; ao fotografar as mulheres mostre o resultado em seu visor posteriormente e evite reclamações ao seu trabalho; cuidado com o seu equipamento, procure deixar a câmera apoiada sobre seu ombro apontada para o teto e evite acidentes.
Fonte: Revista Fotomania