terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Fotografando pelo vidro

Pode-se pensar que fotografar através de vidro é simples, já que ele é transparente. A verdade, é que o vidro pode ser um obstáculo bem complicado entre a câmera e o que deseja fotografar. Talvez volte pra casa  frustrado ao descobrir que ao invés da imagem que queria captar, o resultado foi uma grande explosão de luz bloqueando o objeto e estragando a foto. Brilho no vidro ou reflexos, são resultado da luz do flash ou claridade do local refletindo no vidro, que está entre o fotógrafo e o objeto. Quando for tentar tirar fotos em eventos, museus, aquários, ou qualquer exposição ou mostra que esteja protegida por eles, lembre de algumas dicas e deixe de fora os estouros de iluminação.

Desligue o flash se possível. Algumas vitrines são iluminadas o suficiente por dentro. Se este for o caso, o flash pode ser eliminado e evitar reflexos de luz no vidro, o que proporcionará uma ótima variedade de ângulos para trabalhar quando estiver fotografando.
Mova ou apague as luzes que estiverem atrás e que podem refletir no vidro. Se não for possível controlar a luz existente, simplesmente mova o corpo ou a câmera para que as luzes não fiquem posicionadas diretamente atrás do objeto.

Mova o ângulo da câmera quando for fotografar. Se ela estiver em um ângulo de 45° do vidro, a chance de aparecer reflexo diminui bastante. Se tiver um flash ajustável, coloque-o num ângulo de 45° para que a luz não bata diretamente no vidro e volte para a câmera. Em vez disso, a luz rebaterá fora nele, sem causar reflexos ou brilhos. Ajuste-o para a direita ou esquerda, acima ou abaixo do objeto. Fotografe de diversos ângulos para aumentar as chances de conseguir uma boa foto.

Aproxime-se do vidro. Se possível, coloque a lente contra ele ou aproxime o zoom o máximo que puder do objeto. Certifique-se de que o vidro está limpo, por dentro e por fora, caso contrário só aumentará as manchas, sujeiras ou fiapos. Se puder, limpe-o de ambos os lados, antes de fotografar.
Anexe um filtro polarizador à lente. Ele ajuda a reduzir brilhos e reflexos. Nem todas as câmeras são equipadas para usá-los, mas se for, experimente um polarizador.

Experimente estes métodos. Se o brilho for inevitável, tente deixá-lo o menor possível e manuseie a câmera de forma que ele fique num lugar discreto da foto. Assim poderá retirá-lo depois, com um software de edição de fotos.