terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Fotografando cachoeiras

Cachoeiras e águas em movimento oferece ao fotógrafo a oportunidade de criar algumas fotos muito criativas. Quando são usadas as técnicas corretas, você pode fazer águas corrente ficar suave e fantasmagórica com uma aparência surreal.  
Esta técnica não é difícil de dominar, mas é preciso uma boa dose de resistência e perseverança para alcançar tais efeitos. 

Esta técnica é mais adequada para as câmeras que têm a capacidade de ajustar manualmente a velocidade do obturador e do foco As câmeras Reflex (DSLR) estão melhor equipados para este tipo de configuração, mas as câmeras de qualidade point-and-shoot pode funcionar tão bem.
A fim de criar uma aparência suave você deve usar a câmera em modo manual ou o modo de prioridade do obturador. Usando prioridade do obturador, o fotógrafo pode ajustar o obturador a uma velocidade lenta, enquanto a câmera ajusta automaticamente as configurações de abertura. Como estaremos trabalhando com velocidades lentas, a estabilização é fundamental para este tipo de foto, que apresenta um desafio único em si mesmo. Ribeiros e quedas d´água são geralmente localizados ao longo de terrenos acidentado e perigoso então devemos tomar cuidado com estes ambientes.
Depois de localizar um queda d`água em movimento que você gostaria de fotografar, ajustar a câmera com prioridade de obturador, como descrito acima (veja o artigo sobre a prioridade do obturador para mais detalhes). Você terá que fotografar em uma velocidade lenta de obturador, a fim de criar a ilusão de movimento em sua fotografia. Comece com uma velocidade de obturador relativamente lento, talvez cerca de 1/8th de um segundo. Você precisará experimentar varias velocidades de obturador para criar o efeito que você precisa, dependendo da luz disponível e a velocidade da água em movimento.
Sempre que você fotografar em velocidades de obturação lentas, há um aumento do risco de introdução de trepidação da câmara. Mesmo a menor vibração, como liberar o obturador, pode criar uma fotografia tremida. Uma maneira de superar esse risco é usar temporizador da câmera, em vez de manualmente pressionando o botão do obturador. Usando o temporizador é apenas uma maneira que você pode aumentar a chance de criar uma grande fotografia.
Muitas DSLR e algumas câmeras point-and-shoot estão equipados com um recurso de bracketing. Bracketing permite que sua câmera capture fotos sequenciais em modo burst em velocidades de obturador diferentes. A vantagem de usar bracketing é a velocidade. Você será capaz de capturar mais fotos em um curto período sem ter que ajustar a velocidade do obturador entre as fotos.
A desvantagem é que você não poderá utilizar o temporizador automático,bracketing exige que você alternar para o modo burst e mantenha o disparador pressionado durante as fotos. Uma alternativa é a utilização de um obturador remoto, se possível. Isto irá permitir que evitar a trepidação da câmera
Este tipo de clique é o mais adequado para foco manual por várias razões. Uma vez que você vai estar clicando em um objeto em movimento, a câmera pode tentar concentrar-se em algo flutuante ou na própria água. Isso também irá permitir que você se concentre no movimento da água sobre rochas ou áreas onde ondulações e reflexos brancos são gerados pela água em movimento.