segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Existem regras para fotografar?

Se você for novo no ramo da fotografia deve estar se perguntando se fotografar tem regras. Saiba que sim, a fotografia tem regras! Elas são básicas, já falamos sobre elas, mas vamos falar mais um pouco de maneira mais ampla:

Olhe o modelo nos olhos
O contato visual direto pode ser tão atraente em uma foto quanto na vida real. Quando estiver tirando uma foto de alguém, sustente a câmera à altura dos olhos da pessoa para captar o poder do seu olhar penetrante e de sorrisos que podem hipnotizar. Para as crianças, isso significa abaixar até a sua altura. Seu modelo não tem que olhar fixamente à câmera necessariamente. Por si mesmo, esse ângulo criará uma sensação pessoal e sugestiva que atrairá ao interior da fotografia.
Use um fundo simples
Um fundo simples ressalta o modelo que está sendo fotografado. Quando olhar pelo visor da câmera, estude a área que rodeia o retratado para assegurar de que não há galhos brotando na cabeça de seu namorado e que nenhum bicho pareça pendurado na orelha da amada. Ademais, fundos muito cheios de informação também deixam a foto pesada demais.
Use o flash em exteriores
Acredite ou não, mas o flash é seu amigo mesmo de dia. O brilho do sol pode criar sombras faciais profundas e pouco atraentes em fotografias contra ele. Elimine as sombras usando seu flash para iluminar o rosto do modelo e as áreas de sombra.
Aproxime-se
Se o modelo parecer pequeno no seu visor, dê um ou mais passos em sua direção antes de tirar a foto ou utilizar o zoom. Se sua meta for encher a área da imagem com o retratado, quanto mais perto, melhor serão os resultados para revelar detalhes eloquentes, como uma sobrancelha arqueada, por exemplo.
Mas não se aproxime tanto ou suas fotos ficarão borradas se a câmera não tiver a capacidade de fotografar macros. A distância de foco mais próxima para a maioria das câmeras é de aproximadamente 1 metro ou um passo além de sua câmera.
Sai do meio
O centro da cena é um lugar estupendo para o protagonista. No entanto, o meio da imagem não é o melhor lugar para ser fotografado. Reinvente suas fotografias simplesmente deslocando o foco principal do centro. É simples, tente imaginar uma malha de 3x3 no seu visor e então desloque o foco principal para uma destas intersecções das linhas. Você terá que bloquear o foco automático da câmera, porque a maioria delas, inclusive as compactas, enfoca sobre qualquer coisa que esteja no centro do visor.
Bloqueie o foco
Continuação do final da dica anterior que permite fotos muito bacanas. Se o modelo estiver no centro da foto, será necessário bloquear (congelar) o foco para criar uma imagem nítida. A maioria das câmeras com autofoco e também muitos celulares enfocam qualquer coisa que esteja no centro de seu visor. Mas para melhorar as fotos, com frequência devemos mover o motivo localizado no centro da imagem. Para evitar que a foto fique borrada e destacando áreas menos importantes, será necessário primeiro bloquear o foco quando o alvo estiver no centro e depois recompor a imagem quando o alvo não estiver mais centralizado.
Parece complicado, mas é bem simples. Normalmente é possível congelar o foco em três passos. Primeiro: centre o modelo, pressione e mantenha o disparador apertado a meio clique. Segundo: realoque a câmera (enquanto mantém pressionado o botão do disparador) até que o modelo não esteja mais no centro. E finalmente o terceiro: pressione o botão do disparador até o final para tirar a foto.
Conheça a escala de seu flash
O flash é sim seu colega, mas não abuse. O erro número um do uso do flash é tirar fotos para além de seu alcance. Por que isto é ruim? Porque as fotos feitas além da escala máxima do flash ficarão muito escuras. Para a maioria das câmeras, este máximo corresponde a mais ou menos uns 4,5 metros, mais ou menos uns cinco passos.
Observe a luz
Após a escolha do modelo ou do alvo, a parte mais importante e significativa de cada foto é a luz. Ela afeta a aparência de todas as fotografias. Na vovó, o brilho da luz do sol desde uma lateral pode realçar as rugas. Mas a suave luz de um dia nublado pode atenuar estas marcas de idade.
Não gostou da luz ou do seu espectro incidindo na fotografia? Fácil procure outra posição ou peça para seu modelo se mover. Para as paisagens, tente fazer fotos de manhãzinha ou de tarde quando a luz está alaranjada e varre a terra.
Faça algumas fotos verticais
Será que sua câmera estraga se fotografar na vertical? Engraçado como ninguém usa a máquina nesta posição. Todo tipo de coisas são melhores vistas em uma foto vertical. De modo que a próxima vez, faça um esforço consciente para girar sua câmera e tirar uma ou outra foto na vertical, que não seja apenas o retrato de alguém de pé segurando um copo.
Seja um diretor de fotografia
Tome o controle da composição de suas fotos e observe como melhoram drasticamente. Converta-se em diretor de fotografia, não em um passivo tirador de fotos. Um diretor de fotografia é responsável, ativo, escolhe a localização: "Saiam todos da frente que estão atrapalhando a minha obra prima". Um diretor de fotografia dita como quer as coisas: "Agora se aproxima e mostra este decote lindo para mim, meu bem".

Bom essas são as famosas regras para fotografar. Nunca esqueça delas já que sempre você terá que recorrer a elas caso que fazer boas fotos.