segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dicas que todos fotografos precisam saber

Agora percebo que a facilidade digital para se tornar fotógrafo muitas vezes encaminha o profissional apenas para os equipamentos e conhecimentos técnicos básicos, mas creio que para tornar um trabalho consistente e competitivo no atual mercado de trabalho é preciso muito mais do que “ser um bom fotógrafo”. Equilíbrio é a palavra-chave.

Acompanhando os Jogos Olímpicos, em Londres, uma modalidade que me chama a atenção é o Decatlo, que tem 10 provas diferentes, e para ficar bem posicionado em uma competição assim, é preciso ter regularidade em todas as provas. Não adianta ser o melhor nadador e ser péssimo na corrida, é melhor ser regular em todas e o resultado final será bem melhor.
Assim acredito que deva ser o profissional da fotografia de casamento, hoje, não adianta ser o melhor fotografando e não se atentar para edição e marketing, por exemplo. A era digital nos trouxe muito mais coisas para nos preocupar. Por isso, minha dica de hoje: é mantenha o equilíbrio, pelo menos nas seguintes áreas:
Técnica: Conhecer todas as técnicas como composição, iluminação, equipamentos. Mas, lembre-se, não importa o quanto você conhece sobre técnicas, e sim o quanto você consegue aplicá-las em seus trabalhos diários.
Direção: A necessidade de direção no trabalho fotográfico, com a tendência jornalística  que sugere naturalidade nos trabalhos é muito importante para, por exemplo, que um ensaio fotográfico tenha mais naturalidade e emoção.
Edição: O trabalho de edição das imagens é tão importante quanto fotografar, pois pode tanto melhorar um trabalho como também pode piorá-lo.
Diagramação: A forma de apresentar seu trabalho em um álbum é fundamental para passar sua mensagem e seu estilo.
Marketing: Aprender sobre marketing e como aplicá-lo não é tarefa fácil, mas mesmo quem  tem uma empresa especializada cuidando do seu marketing pessoal precisa entender do assunto, pois você é sua empresa.

Estas são apenas algumas, entre tantas, áreas que precisamos dominar no dia a dia do nosso trabalho. Enquanto que, em uma empresa com vários departamentos tem profissionais exclusivos para cada área, a maioria dos fotógrafos hoje tem que se superar e dominar cada item desses, para tornar seu trabalho consistente e reconhecido. Uma dica importante é procurar workshops, palestras e livros especializados em cada uma dessas atividades e aperfeiçoar seu conhecimento como um todo.