terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dicas de fotografia para iniciantes

A primeira dica de fotografia é sobre sua câmera. O ideal se quiser se tornar fotografo profissional é investir em uma câmera DSLR, não se sinta pressionado a comprar uma câmera profissional ou semi profissional. Se comprar uma câmera de entrada, já está de bom tamanho!  Todas elas possuem os ajustes necessários para equilibrar a cena.
Se estiver com duvida entre as diversas categorias de câmeras, baixe meu Guia aqui. 
2° DICA DE FOTOGRAFIA: LENTE 18-55MM 
Existem muitos mitos a respeito da lente 18-55 mm, que faz parte do kit básico que vem de fábrica, quando se adquire uma DSLR. É difícil saber em que acreditar e muitas vezes acabamos gastando mais do que o necessário para ter um bom equipamento. O que é mito e o que é verdade?
MITO: Acreditar que não seja possível realizar um bom trabalho com a lente 18-55 mm. Ela é uma ótima lente e é possível realizar bons trabalhos fotográficos com ela.
VERDADE: É uma lente menos resistente pois é  de plástico e tem menos nitidez que outras lentes profissionais e caras. O fotógrafo na verdade é quem vai determinar se a lente pode entregar um bom trabalho. Se a imagem estiver bem exposta, a lente responde com excelência

Todo fotógrafo começa utilizando esta lente. A compra de lentes tele ou grande angular só se faz necessária com o tempo e a experiencia, quando os trabalhos demandam diferentedistancia focal, resistência da lente ou outras características que a lente 18-55 mm não possui.
Exemplo: Você compra uma maquina, dispensa a lente do kit e  adquire uma grande angular, com o tempo e estudo você descobre que gosta mesmo é de fotografar esporte, logo você precisa de uma lente tele objetiva, ou seja, o investimento em uma lente mais angular foi jogado fora. Por isso, comece com a do kit básico.
3° DICA DE FOTOGRAFIA: CARTÃO DE MEMÓRIA 
Quando for copiar as fotos que estão no cartão de memória para seu computador, cuidado! Muitas vezes por um pouco de falta de atenção podemos perder fotos de trabalhos simplesmente porque não conferimos os arquivos ao copiar. Eu sugiro que sempre que for descarregar as fotos, você faça da seguinte forma:
Copie e cole para o computador (seu HD, C:, ou local de sua preferencia) sem recorta-los, ou seja, deixando os originais no cartão de memória
Verifique se o tamanho dos arquivos copiados corresponde aos do cartão e abra as fotos copiadas uma por uma
Após esta verificação, exclua os arquivos do cartão de memoria deixando-o pronto para o próximo trabalho.
Parece excesso de cuidado não é? Mas já vi muitos trabalhos fotográficos comprometidos por falta de uma verificação simples na hora de copiar, se nesta hora o arquivo da foto for corrompido você pode em um segundo perder todo seu trabalho. Você terá que arcar com um novo ensaio.  Por isso recomendo cuidado, atenção e siga as 3 etapas sugeridas acima para sua própria segurança.

4° DICA DE FOTOGRAFIA: USE TRIPÉ COM BAIXA LUZ 
No inicio não temos muitos equipamentos, porem investir em um tripe é essencial. Você vai perceber como suas imagens irão saltar na qualidade.  São muitas as situações com baixa luz e nem sempre o flash resolve, como no caso de paisagem ou fotografia noturna. 

Para compensar a baixa luminosidade de uma cena podemos subir o ISO ou aumentar o tempo de exposição pelo obturador. Quando aumentamos o ISO podemos produzir fotos com efeito granulado, aqueles pontinhos que aparecem nas partes mais escuras. Para evitar este efeito indesejável nas fotos, invista em um tripé! Sim em um tripé! Isso porque quando você aumentar a exposição, não vai querer ficar segurando a máquina e arriscar ter uma foto tremida certo? Então, regra básica – obturador igual ou inferior a 1/30 – tire a foto com um tripé.
Por agora, são essas dicas de fotografia. Logo tem mais! 
Deixe um comentário e não esqueça de curtir a pagina!  
APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ
Eu criei um Guia definitivo – Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de maquina.
Você vai aprender:
» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;
» Analisar as diferenças na hora da compra;
» Entender os diversos modelos de maquinas;