quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Corrigir erros de drivers

Os drivers são softwares fundamentais para funcionamento correto de dispositivos conectados a um computador. Por exemplo, para que o seu smartphone ou webcam possam se comunicar com o Windows, eles devem ter seus programas instalados em tal sistema. Portanto, se você notou que o seu periférico parou de funcionar normalmente ou não está mais sendo reconhecido pela máquina, siga as dicas e descubra como corrigir os problemas mais comuns neste tipo de aplicação.
Atualização do driver via Windows Update
A primeira ação que pode ser tomada por um usuário que notar algum tipo de problema com seu periférico, é acessar o "Gerenciador de Dispositivos" do Windows. Nele, é possível verificar o status atual do seu respectivo driver. Para realizar tal tarefa, execute os seguintes passos:
Passo 1. Se estiver utilizando o Windows 7, clique no botão “Iniciar” do sistema. Na caixa de texto “Pesquisar programas e arquivos” digite “Gerenciador de Dispositivos”, e clique no resultado encontrado;

Passo 2. Caso esteja utilizando o Windows 8, leve o ponteiro do mouse até o canto superior direito da tela. Em seguida, clique no ícone “Pesquisar” e na caixa de texto que aparecer, digite “Gerenciador de Dispositivos”;

Passo 3. No "Gerenciador de Dispositivos" será exibida uma listagem de todos os periféricos e hardwares instalados em seu computador. Procure aquele que está apresentando o problema, e clique sobre o mesmo. No exemplo deste artigo, foi utilizada uma webcam que não está sendo reconhecida pelo sistema;

Passo 4. Na janela que for exibida, clique no botão “Atualizar Driver…”, presente na aba “Geral”. Em seguida, deixe que o Windows procure em seu repositório a versão do programa mais apropriada para o seu dispositivo.

Opcionalmente, se o seu dispositivo for do tipo USB, você também pode tentar conectá-lo em outra porta. Se o driver do mesmo não estiver instalado, o sistema operacional da Microsoft tentará encontrar a versão correta para ele. Se ainda assim as opções anteriores não resolverem o problema, proceda conforme a seção a seguir.
Microsoft Fix it Center
Outra forma bastante simples de diagnosticar e tentar resolver transtornos com drivers consiste em utilizar o Microsoft Fix It Center. Tal software é uma central completa de resolução de problemas para o Windows. Aprenda como fazer isto nos passos abaixo:
Passo 1. Se você não possuir esta aplicação, baixe-a
Passo 2. Ao executar o programa, vá até o item “Hardware e Dispositivos” e clique em “Run”;

Passo 3. Na tela seguinte, escolha “Detectar problemas e aplicar as correções”. Neste ponto, o software tentará encontrar possíveis erros de hardware;
Passo 4. Após terminar o diagnóstico, uma nova tela apresentará os drivers com problemas. Para prosseguir com a tentativa de correção, clique em “Aplicar esta correção”;
Reinstalação do driver via CD ou site do fabricante
Se as dicas anteriores não forem capazes de resolver o seu contratempo, você poderá, então, instalar novamente o driver que veio com o CD do dispositivo. Caso não possua mais tal mídia, você terá que acessar o site do fabricante e procurar – geralmente na sessão de suporte – a versão mais atual do programa.
Porém, antes de proceder, é importante verificar se já não há um programa para o dispositivo instalado. Caso o encontre, é recomendado removê-lo do sistema, porque, deste modo, é possível executar uma instalação limpa do novo software. Para tal, execute o seguintes passos:
Passo 1. Acesse o Gerenciador de Dispositivos;
Passo 2. Na lista exibida, procure o seu dispositivo. Caso o encontre, clique sobre o mesmo;
Passo 3. Na janela seguinte, vá até a aba “Driver” e clique no botão “Desinstalar”.

Após estes passos, e de posse do driver que seja compatível com a sua versão do sistema operacional, inicie a instalação do mesmo. Ao término, se for requisitado, reinicie o computador para que o processo seja finalizado corretamente.
Em testes realizados no Windows 7, acessamos o site da fabricante Clone e encontramos na sessão “Suporte” o driver correto para o nosso modelo de webcam. Após executar a instalação do mesmo, a câmera passou a ser reconhecida corretamente pelo sistema operacional.
Por meio de tais dicas, você será capaz de resolver a grande maioria dos problemas que envolvem o funcionamento do seu dispositivo de hardware, quando o assunto relacionado for a drivers.
Fonte: Techtudo