terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Como socorrer uma pessoa

1. Procure no local perigo imediato. Certifique-se de que você não esteja se arriscando ao administrar RCP em alguém inconsciente. Há fogo por perto? A pessoa está caída em uma estrada? Faça o que for necessário para levar você e a pessoa para um local seguro.

•Se houver qualquer coisa que poderia causar perigo a você ou a vítima, veja se há algo que você pode fazer para combater. Abra uma janela, desligue o fogão, ou apague o fogo, se possível.
•Porém, se não houver nada que você possa fazer para combater o perigo, mova a vítima. A melhor maneira de mover a vítima é colocando um lençol ou casaco abaixo das costas da pessoa e arrastando.
2. Verifique o estado de consciência da vítima. Bata gentilmente em seu ombro e pergunte "Você está bem?" de forma alta e clara. Se a pessoa responder, não é necessário fazer a RCP. Caso contrário, dê os primeiros socorros básicos e tome medidas para prevenir ou tratar o choque e verifique se você precisa entrar em contato com os serviços de emergência. 

•Se a vítima não responder, continue com os passos seguintes.
3. Peça ajuda. Quanto mais pessoas estiverem disponíveis para este passo, melhor. Contudo, você pode fazer isso sozinho. Peça a alguém para ligar para o número de emergência.
•Para entrar em contato com o serviço de emergência.
•Indique a sua localização para a pessoa e diga a ela que você irá fazer uma RCP. Se você estiver sozinho, desligue o telefone e comece a fazer as compressões logo após. Se você tiver com outra pessoa, peça a ela para permanecer na linha enquanto você faz o procedimento na vítima.
4. Não verifique o pulso. A menos que você seja um profissional médico treinado, as chances são de que você irá gastar um tempo muito precioso procurando por um pulso quando você deveria estar fazendo as compressões.

5. Verifique a respiração. Ponha seu ouvido perto do nariz e boca da vítima e procure por uma respiração leve. Se a vítima estiver tossindo ou respirando normalmente, não faça uma RCP. Fazer isso pode causar uma parada cardíaca.