segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Cinco dicas para fotografias urbanas

1. Primeiras horas do dia – Um horário muito bom para aproveitar são as primeiras horas do dia, por vários motivos. Primeiro porque é quando temos uma luz mais difusa, suave, simulando um grande filtro. Outra razão que faz valer os cliques no horário da manhã é o fato de as ruas estarem vazias. Aproveitamos o vazio para compor apenas com o cenário. Fazer uma comparação do mesmo lugar em horários diferentes, uma fotos às 8h e outra ao meio dia é outro exemplo a ser seguido.

2. Perspectivas – Utilize a forma dos prédios para alterar a maneira como você enquadra suas imagens. Edifícios com cúpulas no topo devem incluir fundos para ajudar o espectador a apreciar as formas.
3. Pronto e inacabado – Não fotografe apenas assuntos que estão finalizados, prontos, foque também em áreas em construção ou em reforma.

4. Permissões para fotografar – Alguns lugares não permitem fotografia, é necessário pedir uma licença ou outro modo de permissão para clicar determinado lugar. Pegar uma permissão pode ser a diferença em ter ou não os direitos de imagem. Pense em levar sempre modelos de autorizações, principalmente quando fotografar pessoas.

5. Ataque de ângulos – Ache novos ângulos para fotografar prédios conhecidos. Procure áreas dos prédios escondidas, onde outros fotógrafos não costumam ir, busque padrões interessantes, formas texturas reflexos e ângulos que destaquem os detalhes do edifício, que podem ter passado em branco por outros fotógrafos.