segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

As câmeras Canon T5i e Canon SL1 valem a pena?

A Canon lançou duas a câmeras Rebel, a Canon T5i (700D) e Canon SL1 (100D).  As duas maquinas são bem semelhantes, possuem 18mp e DIGIC 5, entre outros atributos similares,  porem a Canon Sl1 possui um corpo menor  e é voltada para iniciantes.
 Elas são câmeras de entrada, mas como eu sempre digo, considero as duas como semi profissional, pois elas possuem ajustes que permitem deixar a fotografia com excelente qualidade, tudo só depende do fotografo.
Canon T5I EOS 700D
Ela conta com processador DIGIC 5  e um sistema de foco automático por 9 fases. Ela não trouxe muitas alterações da sua antecessora Canon T4i, o design continua o mesmo, na verdade são poucas alterações desde a Canon T3i.

A mudança que considero mais significativa na nova Canon T5i foi feita na lente, ela continua 18-55mm f/3.5-5.6 mas mudou o sistema de foco, e isso fez com que ficasse mais silencioso(STM) durante suas alterações, igual ao sistema da 40mm, lançado junto com a Canon T4i, essa lente ficou excelente para quem trabalhar com vídeo.
É importante essa preocupação da Canon com seus usuários, o vídeo com câmeras DSLR só vem crescendo e esse era um item importantíssimo para ser alterado.
Houve alterações também nos filtros internos, esses sim trazem uma gama de opções criativas para a criação da imagem, Interessante para usar em algumas situações.
A Canon T5i e Canon T4i são simples melhorias da Canon T3i, ou seja se você quer comprar uma câmera e estiver com o orçamento curto, compre a T3i sem medo, e boas fotos e vídeos para você!
Características Canon T5I EOS 700D:
Sensor de 18MP APS-C Hybrid CMOS
AF de detecção de fase a partir do sensor de imagem para Live View e Vídeo
Autofoco contínuo no modo de filme com acompanhamento do sujeito
Nova lente 18-55mm kit STM com motor de passo para uma melhor visualização ao vivo / vídeo autofoco
14-bit processador DIGIC 5
ISO 100-12800 padrão, 25600 expandido
5 fps disparo contínuo
9 pontos AF sistema, todos os sensores de atravessar sensor, do tipo central F2.8 (de 60D)
63 zonas de medição iFCL
1080p30 de gravação de vídeo, som estéreo com microfones internos ou externos
LCD sensível ao toque multi-ângulo ClearView II LCD (tipo capacitiva, suporte multi-toque)
Controles criativos de processamento de imagem
Canon SL1 100D
A Canon 100D é considerada a menor DSLR do mercado, menor até que as Nikon D5100 e D5200, ela é 28% mais leve que a Canon T4i. A Canon conseguiu esse tamanho através da redução dos componentes, como um obturador menor e sensor mais fino.

O que mais me encanta nessa maquina é que foi possível manter os ajustes e controles de exposição igual a uma Rebel tradicional. Os fotógrafos profissionais conseguem fotografar com altíssima qualidade, embora a Canon SL1 seja voltada para o público iniciante. Ela possui um guia nas funções, isso a torna mais fácil de usar e aprender.
Percebi que as características dos recursos são bem parecidos com a Canon T5i, o LCD dela não  é articulado, item que eu considero de extrema valia para vídeos, mas ela está no mesmo padrão técnico, a vantagem dela é ser mais leve e custar mais barato, isso a deixa entre as câmeras  EOS M (mirrorless) e a Canon T5i.
Características da Canon SL1 EOS 100D:
DSLR de formato pequeno pesando 400g/14oz.
Sensor de 18MP APS-C com 14-bit processador DIGIC 5
Sistema “híbrido CMOS AF II”, com cobertura de quadro de 80%
Nova lente 18-55mm kit STM com motor de passo para uma melhor visualização ao vivo / vídeo autofoco
Autofoco contínuo no modo de filme com acompanhamento do sujeito
ISO 100-12800 (expansível a ISO 25600)
4 fps disparo contínuo
Gravação de vídeo 1080p30, microfone mono (entrada estéreo)
LCD 3 polegadas capacitivo fixo com tela de toque (o mesmo que EOS M)
9 pontos AF (sensor central é do tipo cruzado)
Controles criativos de processamento de imagem
Veja a comparação das duas câmeras:
Eu gostei das duas câmeras, tanto a Canon T5i – EOS 700D e Canon SL1 – EOS 100D possuem potencial e qualidade, só deixo um alerta, acredito que a Canon SL1 não seja ideal para quem deseja trabalhar com eventos, ela deve ser menos resistente que uma Rebel tradicional, mas claro, se for um trabalho eventual, é possível fazer com ela.