segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aprenda a limpar o sensor da câmera

Não se trata de uma tarefa difícil, mas sim, delicada. Há algumas maneiras de realizar essa operação bastante frequente nas  câmeras com objetivas intercambiáveis. Veja como proceder e evite que suas imagens  percam qualidade e apresentem aqueles indesejados pontos negros que acabam manchando sua foto.
Primeiramente, verifique se o sensor de sua câmera necessita de limpeza. Como realiza-se isso?
É necessário um céu azul e sem nuvens, Ajuste o diafragma de sua câmera para o maior numero f , foque no infinito e faça várias fotos. Ao verificar o céu fotografado em seu monitor, verifique se há os tais dos pontos negros citados anteriormente.
Para a limpeza, fará falta a bombinha de ar, conhecida popularmente como “fuc – fuc”, devido ao barulho que o ar faz ao ser pressionada.
Como limpar: Cuidados especiais

1) Utilize uma bateria completamente carregada. Em algumas câmeras não é possível a abertura do espelho sem que a  o nível da bateria esteja completamente completo. Tenha certeza disso!
2) Não utilize o modo Bulb. As câmeras tem um “modo” que bloqueia o espelho evita que o mesmo se abra durante a operação de limpeza. O modo Bulb permite que o sensor fique  ativo e consequentemente, o seu campo magnético também.  Isso atrairá ainda mais pó para o seu sensor.
3) Prove a bombinha antes de usá-la. Comprove que essa não tenha nenhum liquido ou talco em seu interior.
4) Aponte a câmera sempre para baixo! Evite assim que entre mais pó em seu sensor.
Como efetuar a limpeza:

1) Verifique o manual, caso ainda não saiba  como ativar o bloqueio do espelho. Retire a objetiva da câmera e aponte para baixo.
2) Ative o modo de limpeza do sensor. Uma vez ativado, provavelmente terá que efetuar um disparo para que o espelho se levante, se abra o obturador e libere o sensor.
3) Retire a tampa da câmera e comece o trabalho com a bombinha de ar. Não deixe que ponta da bombinha toque o sensor.
4) Ao terminar de soprar com a bombinha, coloque a tampa novamente para que o sensor fique protegido.
5) Limpeza finalizada? Abaixe o espelho! Normalmente, o espelho se abaixará automaticamente assim que se desligue a câmera.
6) Realize  teste anterior e verifique se a limpeza foi efetuada com sucesso.
Fonte: Revista Fotomania