segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aprenda a fazer filtros Bokeh

Bokeh é uma palavra japonesa que significa macha ou borrão e, na fotografia, trata-se do resultado de uma área fora de foco ou distorcida. É utilizado para atrair o olhar do espectador para o assunto principal da imagem. Artisticamente o Bokeh acrescenta um visual muito interessante à sua fotografia ressaltando os pontos de luz ao fundo.

O Bokeh é especialmente importante para lentes de grande abertura, lentes para macro, e longas teleobjetivas, pois estas são tipicamente usadas com uma pequena Profundidade de campo. Bokeh é também importante para "lentes de retrato" (tipicamente teleobjetivas medianas, de 85 a 150 mm em equivalência a 35mm) porque o fotógrafo normalmente selecionaria uma curta profundidade de campo de foco (larga abertura) para desfocar o fundo e salientar o assunto principal.

A execução de tal efeito é muito fácil de ser realizada e a confecção dos filtros de diferentes formatos pode ser feita tranquilamente em sua casa.
Dicas técnicas:

- Acione o modo "Prioridade de Abertura" e configure a lente na maior abertura possível, de preferência f1.4, f1.8, o importante é que tenha uma abertura maior que f/2.
- Velocidade acima de 1/50 seg.
- O ideal é usar um flash externo, mas é possível realiza-lo com o flash da própria câmera ou uma luz externa.
- Quanto maior a distância do fundo que será fotografado, melhor. Aproxime-se ao máximo do "objeto" que fotografará.
- Uma boa ideia para criar o ambiente favorável para a prática do bokeh é posicionar o "personagem" principal de sua fotografia a frente, e, ao fundo, pendurar um cordão de luzes de natal.
Filtros:

Para produzir os filtro precisará de uma cartolina preta e um estilete.
1º corte um círculo da cartolina com o diâmetro da sua lente. Utilize a tampa protetora da lente como molde. Você poderá encaixar o círculo diretamente em sua lente ou, cortar na própria peça de cartolina hastes que possam ser fixadas com um elástico ao redor da sua lente.
2º Faça um pequeno orifício central (2,5cm aproximadamente) com o formato artístico que deseja (estrelas ou corações, por exemplo).

Fonte: Revista Fotomania