segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A fotografia que fala

O fotografo sempre está buscando sua linguagem fotográfica, seu estilo de cor, textura, contraste, tema e enquadramento. Pode ser um desses estilos ou vários deles. É isso que vai diferenciar sua fotografia das demais e possivelmente te proporcionar mais olhares e admiradores do seu trabalho.

Steve McCurry é um fotografo americano, formado em cinema, há uns 30 anos trabalha para a revista National Geographic. Já viajou para muitos países entre essas viagens em 1984, no Afeganistão ele fotografou a jovem Sharbat Gula. É possível que você já tenha visto essa fotografia, é a fotografia mais reconhecida da historia da revista. 

A menina virou capa da revista National Geographic. Na época ela tinha 12 anos e havia perdido os pais em um bombardeio soviético, ela estava em uma escola para refugiados no Afeganistão.
Essa fotografia foi tirada quando ele a encontrou sem a burca e ele pode fotografar um raro momento de uma mulher sem a burca. O nome dessa fotografia é Afghan Girl.
Por muitos anos, varios fotógrafos tentaram achar a menina e não tiveram sucesso. Em 2002 a Revista National Geographic montou uma expedição para encontra-lá, após muita procura encontrou a menina, agora com 30 anos. Ela havia voltado para sua antiga cidade afegã e estava casada. O marido autorizou que ela fosse novamente fotografada. Ela nunca antes da primeira imagem havia sido fotografada e nem após.  Sharbat Gula não tinha ideia da repercussão da sua fotografia.
O encanto dessa imagem está nos olhos verdes e fortes da menina e na expressão arisca. O que criou todos esse encanto, alem da menina, foi a composição das cores.
O fundo desfocado e a roupa que aparece por baixo do tecido possui a mesma cor dos olhos da menina, o que gera uma combinação de cores, uma harmonia e destaque para os olhos dela. O tecido alaranjado/vermelho combina com a cor de pele dela e contrasta com o verde, chamando mais atenção para os olhos.

Analisando o Trabalho do Steve  McCurry e sua linguagem fotográfica, percebi que ele utiliza em muitas imagens, não em todas, esse mesmo estilo do retrato da menina afegã. Ele simplesmente descobriu o que trás olhares para fotografia dele e se utiliza disso.  Em algumas ele utiliza alguns dos estilos em outras todos.