quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Use o zoom para criar efeitos legais

Com certeza você já viu uma fotografia em que a imagem aparece seguida de uma espécie de “raio de luz”, transportando o espectador para dentro ou para fora da imagem. Esse efeito, fácil de ser realizado, é com o Zoom e, qualquer fotógrafo com uma câmera e uma lente zoom esta apto a exercê-lo.

Acompanhe algumas dicas para a realização desse efeito e divirta-se em suas tentativas!
O zoom, consiste em realizar uma fotografia com um tempo de exposição alto e com o diafragma suficientemente fechado. Nesse período, em que o obturador estiver aberto, varie a distância focal de sua lente. Procure realizar esse movimento de curtas para as longas distâncias focais.
Para evitar que sua fotografia fique tremida, utilize de um tripé.

Busque cenas onde a luz é escassa. Tenha em conta que o tempo de exposição será prolongado e o excesso de luz pode queimar a sua fotografia. Recomenda-se também o uso de filtros de densidade neutra.
Faróis de carros, semáforos, luzes de natal e lâmpadas, são excelentes para realizar essa prática.
Caso queira um movimento mais progressivo, mova o zoom de sua objetiva vagarosamente. Se procura por um efeito mais fugaz, mova o zoom rapidamente.

Tente realizar esse efeito com o auxílio de flashes; proporcionará resultados interessantes.
Caso não tenha uma lente zoom, ou se sua câmera não permite modificar a distância focal, é possível fazer o Zooming caminhando com a câmera no momento da fotografia. Vale lembrar, que o resultado não será o mesmo do que praticado com uma lente desse gênero.