terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Use mascaras de camada para fazer edições seguras

Quando você tiver dominando essa útil ferramenta do Photoshop, nunca mais conseguirá viver sem ela
Com as mascaras de camadas é possível editar partes especificas de uma imagem deixando as áreas restantes intocadas e não afetadas por qualquer mudança aplicada.
Existem diversas maneiras de explicar as máscaras de camada. Por enquanto, podemos ter a idéia de que é uma ferramenta que permite ocultar partes de uma camada, porém, sem eliminar essas partes, com o qual logo poderíamos recuperar simplesmente desfazendo a máscara de camada.
Outra maneira de entender as máscaras de camada é como se fossem seleções. Você pode criar uma máscara de camada e pintar nela, então na verdade o que está fazendo é selecionando ou tirando partes da seleção dessa camada.
Definitivamente, seja qual for a explicação teórica que prefiramos, vou tentar dizer que são pela prática.
Em Photoshop temos uma camada. Então, criamos uma máscara de camada. Na máscara podemos pintar em escala de cinzas, visto que a máscara de camada realmente só permite pintar sobre ela em branco, preto ou em uma tonalidade de cinza.
Quando pintamos em branco, estamos selecionando uma parte da camada e com isso estamos fazendo com que se visualize normalmente. Quando pintamos em preto sobre a máscara de camada, estamos tirando a seleção de uma parte dessa camada e com isso se oculta essa área pintada de preto. Com o cinza o que conseguimos é um meio termo, se selecionam parcialmente os pixels pintados de cinza e com isso se consegue que fique mais transparente.
 “Usar máscaras quando você for tratar uma imagem significa que sempre será possível voltar a ela e deixar as áreas mais uma vez”
Introdução à mascara de camada
Aprenda a ajustar a ferramenta corretamente para trabalhar da melhor maneira possível
Localização

1 Uma vez que você já tenha aberto o seu editor de imagens da Adobe, escolha qualquer foto e abra-a. Repare na janela de Camadas no canto inferior esquerdo da sua tela. Na barra inferior dela existe uma série de ícones. Clique no terceiro botão da esquerda para a direita e observe o que mudou. Uma máscara foi adicionada a sua camada. Ela estará vinculada a esta parte da sua imagem a não ser que você clique no ícone das correntes para desvinculá-las.
Acrescente a mascara

2 Agora que a sua máscara já está criada, é hora de decidir o que você quer fazer com ela. Neste primeiro exemplo vamos mostrar como remover partes de uma imagem utilizando a máscara e os seus pincéis (brushes). Selecione a camada que tem a máscara inserida e clique no botão da ferramenta Pincel (Brush). Se preferir, use a tecla “B” como atalho.
Ajustes do pincel

3 Outra maneira de utilizar as máscaras é fazê-las colaborar nas seleções de áreas da figura. É bastante fácil operar desta maneira. Primeiro, certifique-se de que a máscara está ativa na camada em que você escolheu. Em seguida, escolha uma das ferramentas de seleção do Photoshop como a Varinha Mágica, Ferramenta de Seleção Retangular, Circular, Laço ou qualquer outra que você domine bem. Para efeitos de exemplo, usaremos a Seleção Circular.
Esconda e revele

4 Em seguida, pressione “Q” no seu teclado. Repare que toda a área em volta do círculo ficou vermelha. Agora, utilize a ferramenta Pincel (Brush) para adicionar ou remover partes da seleção assim como fez anteriormente, porém, agora não estamos eliminando as áreas e sim incluindo ou excluindo-as de uma seleção. Lembre-se de que se a cor do pincel for preta, você irá remover a região e, se for branca, a região será incluída. Quando terminar de montar a área de seleção, tecle “Q” novamente e decida o que fazer com o que acabou de ser selecionado.
Dica técnica
Se a miniatura de mascara aparecer preta em vez de branca, inverta as propriedades da mascara pressionando Cmd/Ctrl l, ou troque as cores do Primeiro Plano/Plano de fundo usando a tecla X.