terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Use a fotografia em preto e branco a seu favor

Existem muitos assuntos que funcionam melhor em tons de cinza, com a ausência de cor melhorando a imagem
Fotografia em preto e branco pode parecer uma técnica simples de dominar. No entanto, ela não é adequada a todos os assuntos e, com frequência, pode ser usada no contexto errado,  resultando em imagens entediantes.

Bem, muitos fotógrafos da era digital estão acostumados a fotografar tudo colorido, e decidir quais imagens serão convertidas para o preto e branco já na pós produção. Naquela base da “tentativa e erro” que o fotógrafo digital está acostumado.
A maior parte das câmeras já tem uma pré-definição que nos permite fotografar em preto e branco. Não a use. Pode soar estranho, mas suas fotos monocromáticas podem ser bem melhores se feitas em cores.Uma boa imagem em preto e branco vai exigir pós-processamento, e o padrão da câmara de conversão preto e branco não é tão bom quanto ter a sua própria conversão preto e branco.

Porém, há uma exceção a esta regra se fotografar em formato RAW, você pode usar a predefinição preto e branco em sua câmera tranquilamente. Quando fotografa em RAW, a câmera mostra uma pobre conversão preto e branco em seu monitor, mas as informações de cor ainda estão disponíveis no arquivo. Se a sua câmera suporta um formato RAW, eu recomendo usá-lo. Ele vai te dar mais controle sobreo resultado final. Neste caso, a pré-visualização em preto e branco no ecrã da câmara pode ajudá-lo a ter uma idéia de como uma versão em preto e branco pode parecer.
Use o preto e branco para aprimorar uma paisagem
O céu está entediante?
Descubra como salvar sua imagem
Paisagens são ótimas para fotos em preto e branco, principalmente por sua ampla gama total. A conversão de paisagens para preto e branco também realçará os detalhes da cena, e pode ser usada como uma ferramenta para regatar céus sem graça.
O céu em qualquer foto é muito importante, ainda mais quando você fotografa em preto e branco. Um céu plano e entediante resultará em um céu sem vida e branco, o que pode tirar a graça de toda imagem. Céus nublados, com muitas formações de nuvens, resultarão em maior quantidade de contraste, o que é perfeito para preto e branco.

O morador conhece bem aqueles dias cinzentos, quando temos a impressão que alguém fechou as cortinas do céu, e vemos aquela densa massa cor de asfalto cobrindo o horizonte. Pegue sua câmera e aproveite. São dias perfeitos para fotos em preto e branco, já que a luz é difusa e a transição entre os tons dos diferentes objetos é bem sutil. Se preciso for, pode-se aumentar o contraste da imagem na pós-produção.
O efeito de um só tom na fotografia pode adicionar drama, sobriedade, profundidade ou mistério. Depois de transformarmos uma foto em escala de cinza podemos deixá-la puramente assim ou podemos recuperar um pouco das cores originais. Algumas fotos tem o impacto necessário quando estão inteiramente em Preto e branco enquanto outras ficam muito mais bonitas se o efeito for mais discreto. Tudo depende do seu objetivo e do tipo de foto.
Dica técnica
Nas fotos em preto e branco, a iluminação é tudo. Tente usar a luz do sol para adicionar profundidade e detalhe a sua foto.

Imagine a parede de um prédio antigo. Normalmente objetos e temas antigos possuem texturas variadas, e texturas ficam ótimas em preto e branco.
Textura é afetada pelas condições de luz. Situações com baixa luz, principalmente na hora mágica fazem as texturas ainda mais nítidas. A luz suave durante um dia de um céu nublado, também pode trazer bastante textura, apesar de se fazer necessário o uso de algumas técnicas de pós-processamento.

A pior luz para fotografar texturas é a luz do meio dia. Não há detalhes e as sombras duras escondem as texturas.
Estamos acostumados a enxergar em cores. Quando as cores são convertidas para preto e branco, elas se tornam tons de cinza. Cores suaves se tornam tons suaves e as cores escuras os tons escuros. A diferença entre esses tons é chamada de contraste de tons.
Formas são elementos visuais muito importantes. Todo objeto tem uma forma e podemos usar as formas em duas ou três dimensões. A foto de galhos de árvore por exemplo mostra o tema em duas dimensões.
Preto e branco dá ao fotógrafo liberdade para tirar fotos em todas as condições de luz. A melhor luz entretanto, ainda é quando o Sol está baixo no céu, a chamada hora mágica. Na fotografia preto e branco porém, você ainda pode tirar fotos no meio do dia ou em dias nublados, condições essas que normalmente dificultam o trabalho com cores.
Faça retratos em preto e branco
Com a iluminação correta, qualquer clique pode ficar excelente
Retratos são muito populares na fotografia em preto e branco. Converter um retrato para preto e branco pode suavizar e ressaltar tons de pele, bem como aumentar os detalhes da expressão facial. O segredo é ter certeza que a luz combina com o tema em questão. Luzes do meio dia por exemplo, são ótimas para fotografar arquitetura, mas não para retratos. Dias nublados, são ótimos para retratos, mas não para paisagens.

Em cores, a atenção é focada para os olhos e face e a textura das roupas. Em tons de sépia, como na imagem abaixo são muito agradáveis e comumente usados por estúdios profissionais.
Outro tema interessante para fotografia preto e branco é a natureza morta. A ausência de cores direciona nossa atenção para as formas e linhas do tema, bem como para a qualidade da luz.