segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Situações de muita luz

A luz baixa das horas mágicas pode ser a melhor para muitas imagens, embora certas paisagens e retratos possam se beneficiar da luz forte do meio-dia, especialmente para obter contraste e severidade. Mas fotografar a essa hora tem suas limitações. O objeto fotografado provavelmente precisará de luz lateral para ser identificável. É aí que um refletor ou um flash de preenchimento ajuda.
Flare (reflexo)
O flare, ou reflexo na lente, uma particularidade do sol do meio-dia, acontece porque até as câmeras simples têm um sistema de lentes com vários elementos. O reflexo é um raio de luz que não se refrata, mas é refletido dentro da estrutura da lente antes de atingir o sensor. Ele pode ser um elemento criativo, mas raramente se submete ao controle do fotógrafo. Se feito do jeito certo, acentua a sensação de “calor”, mas também pode produzir um efeito apagado na imagem.
Aumente a abertura
Ao fotografar sob uma luz muito forte, como em uma praia ensolarada ou na neve reluzente, em geral o sensor não consegue fazer a leitura da exposição de maneira precisa. Para compensar, ajuste o fotômetro na câmera para o lado positivo: 1, por exemplo, ou 1/2. Isso faz a câmera aumentar a abertura, o que parece contraintuitivo, pois a cena já parece bem iluminada. Mas os sistemas de medição são calibrados para a média de cinza mais brilhante (18%). Eles irão determinar a exposição para que o brilho da imagem toda não fique com menos de 18% de cinza. A neve e a areia são mais claras que isso, então o fotômetro automaticamente fará com que a neve fique cinza-escura. Ao ajustar a compensação da exposição, você superexpõe de propósito  para dar à neve ou à areia seus tons reais.
Se você não tem um cartão com 18% de cinza para calcular a exposição em situações de luz intensa, tente fazer a leitura da luz na palma de sua mão.

Sol e neve, luz e sombras – além do olhar direto do urso-polar – tornam esta fotografia bem-sucedida. A luz forte do Sol contra a neve exige ajuste de exposição cuidadoso para evitar brilho em excesso e cinzas.