terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Semi ou profissional?

Saiba fazer uma boa escolha
Para um fotógrafo iniciante, uma câmera compacta pode ser boa, entretanto, quanto mais ele aprende sobre fotografia, mais percebe o quanto esse modelo é limitado. Por isso, dar um passo adiante e partir para uma câmera mais flexível é uma possibilidade. Mas qual câmera escolher? A semi ou a profissional?

É sempre difícil comparar uma semi com uma profissional, porque as opções mudam de acordo com cada modelo. “Mesmo assim, eu indicaria a semi-profissional para quem esta começando, porque nela é possível fazer fotos usando o módulo manual, aumentando a autonomia do usuário em relação à luz, com um investimento inicial mais baixo que numa câmera profissional.”

No entanto, o preço não deve ser o único fator levado em consideração. Câmeras semi-profissionais são mais baratas do que as profissionais, porém o fotógrafo deve avaliar suas necessidades e suas condições financeiras. “O principal é o fotógrafo identificar se precisa dos recursos que a mais cara disponibiliza”.
Agilidade
A vantagem de ir para as semi ou profissionais é a agilidade. “Se a intenção é fazer uma foto rápida, a compacta responderá devagar e com isso pode-se perder a cena desejada”, diz a fotógrafa. A maior diferença de autonomia está entre a semi e a compacta. Já entre a semi e a profissional as diferenças são mais sutis, só nas funções.

A manutenção também é algo com que o fotógrafo terá que se preocupar ao trocar sua câmera. A compacta exige menos cuidado do que a semi ou mesmo a profissional. Nessas, o fotógrafo tem como trocar de lente, o que deixa o equipamento exposto a sujeiras, que podem interferir na imagem final.”

De acordo com o trabalho a ser feito, o profissional terá que optar por lentes com determinadas funções ou flashes mais potentes. Para quem quer se profissionalizar, escolher uma câmera com a função reflex, que faz vários cliques por segundo, para não perder nenhum momento.
Ao escolher uma nova câmera, leve em conta:
- A autonomia que a câmera proporcionará.
- Se o equipamento possui a função reflex.
- Se o ISO (sensibilidade à luz) vai até 3200.

- O preço. Mas não escolha um modelo apenas pelo valor, veja se ela tem aquilo que você precisa e sabe que pode usar.