quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Resolução

Revelamos o que a resolução da imagem realmente significa e como ela afeta o resultado de suas fotos
A resolução desempenha uma parte importante na qualidade de suas fotos. Funcionando em conjunto com o sensor de imagem, cada megapixel possui uma resolução, que é a quantidade de quadrados que temos na imagem e é através dela que podemos saber em quantos megapixels a foto foi tirada. Por exemplo, se uma foto tem resolução de 1872 x 1234 pixels, isso significa que ela foi tirada em 2.1 megapixels.

A resolução também é usada para medir a densidade, que determinada a quantidade de detalhes em uma foto. Resumindo: a resolução de uma imagem não está diretamente ligada à sua qualidade. A imagem de uma câmera digital é feita através de um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital.

A resolução realmente faz diferença na hora da impressão e no tamanho da imagem. Máquinas DSLRs profissionais ou semiprofissionais têm sensores melhores e mais complexos (até porque têm maior espaço físico para abrigar os sensores), e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes.
A resolução também tem grande influencia no resultado final de suas imagens. Só é possível notar a diferença entre as imagens caso você amplie uma determinada parte.

A grande questão é que a quantidade de pixels de uma imagem não tem influência sobre a qualidade da imagem, mas sim sobre a ampliação que será possível realizar com ela. Ao fotografar em qualidade VGA (680 x 480 pixels) você tem a mesma qualidade visual de uma fotografia tirada com 3MP (2582 x 1934), se reduzidas ao mesmo tamanho.
As empresas fabricantes de câmeras digitais vendem seus produtos passando para o consumidor a ilusão de que quanto maior o número de megapixels, maior a qualidade do aparelho e isso justifica, assim, um preço maior. Isso acaba gerando um padrão de que maior número em tecnologia significa um produto mais eficiente, o que nem sempre é verdade.
Além disso, não se deve diferenciar as câmeras digitais pela quantidade de megapixel, uma vez que um megapixel a mais ou a menos tem um resultado final insignificante. Para realmente fazer a diferença, é necessário ter uma diferença de no mínimo 5 MP entre uma câmera e outra.
Enquanto aparelhos profissionais têm capacidade de sensor, lentes e captação de cores cada vez melhor, a fabricação de câmeras compactas está preocupada em melhorar a maquiagem digital da foto.
Na hora de imprimir uma fotografia, o ideal é que a imagem possua 300 pontos por polegada mais conhecidos por dpi. É importante notar que os pontos por polegada não têm relação direta com o tamanho da imagem. Para calcular o tamanho máximo possível para que uma fotografia possa ser impressa sem que os pixels ou pontos sejam notados (fiquem granulados, em uma linguagem mais técnica) basta dividir a largura e a altura da imagem (em pixels) por 300. Assim, por exemplo, no caso de uma fotografia de 1800 x 1200 pixels (ou resolução de 2,1 megapixels), o tamanho máximo para a impressão a 300 dpi é de 6 por 4 polegadas - nossas tradicionais fotos de 12 por 15 cm.

Isso significa dizer que se você não costuma imprimir fotografias maiores do que 10 x 15 cm, um celular como o Samsung E900, que traz câmera de 2 megapixels embutida, pode tranqüilamente substituir a sua câmera digital. Para quem está acostumado a imprimir fotografias maiores, os aparelhos N93, da Nokia, e o K790i, da Sony Ericsson, com câmeras de 3,2 megapixels, dispensam a aquisição de uma máquina digital independente. Eles produzem imagens de cerca de 2100 x 1550 pixels, que permitem impressões de até 13 x 18 cm com definição de 300 dpi.
Nesse caso, se a imagem for impressa a 250 dpi, definição aceitável em muitos casos, é possível imprimir fotografias de até 16 x 24 cm.
Para que a fotografia que você quer imprimir esteja em 300 ppi, use o Photoshop ou outro software de edição de imagens e selecione Imagem > Tamanho da imagem. Opte por restringir proporções, então digite 300 pixels por polegada na caixa de resolução. Você irá notar que as dimensões dos pixels irão se mudar automaticamente para se ajustar ao aumento da resolução. Para a internet, celulares ou tablets, usar 72 ppi é suficiente.