segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O efeito causado por um ponto de vista

A boa fotografia raramente é uma atividade sedentária. Os profissionais se enfiam em buracos pequenos, se equilibram em escadas ou escalam prédios altos para conseguir o melhor ângulo.
Uma mudança no ponto de vista, talvez um ângulo de apenas alguns graus para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo, pode transformar a fotografia de maneira significativa. Para aprender sobre ângulos, nunca com a primeira foto.
Conseguir o ângulo
Deitar no chão ou se ajoelhar pode dar especialmente certo quando tiramos fotos de animais de estimação e crianças. Ficar abaixado é muito menos ameaçador para a criança do que se debruçar sobre ela. Fotos de grupo, por outro lado podem ser melhoradas se forem tiradas de uma sacada ou outro lugar alto – dali, um fotógrafo consegue ver todos.
Experimentar com pontos de vista significa ir um passo além no pensamento fotográfico. Seu tema não precisa sempre ser o bebê recém-nascido ou as férias na praia. Fotografe algo pela coisa em si. Suba numa árvore, vá até o meio de um riacho, use flores e outros objetos no primeiro plano, tente outra lente ou velocidade de obturador mais lenta. Muitas vezes, você irá captar algo a mais do que os cartões-postais mostram – algo original e bastante pessoal.
Explore as possibilidades e varie a abordagem. O que um ponto de vista mais alto pode fazer? Uma foto confrontadora? Finja que está fazendo um ensaio fotográfico.

O fru-fru faz o enquadramento desta bailarina em miniatura, já que o fotógrafo escolheu ficar de pé exatamente acima dela para tirar a foto. Joel Sartore Dallas Texas, EUA


O mesmo tipo de tema – em ambos os casos, uma borboleta – pode ser usado para causar um efeito muito diferente dependendo do ponto de vista. Ambos exigem uma ótima sincronia. Joel Sartore Los Angeles, Califórnia EUA Lincoln Nebrasca, EUA.