quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Livre-se de reflexos inoportunos

Às vezes, é necessário usar o flash da câmera para conseguir fotos bem iluminadas, mas usar esta função pode ter um efeito adverso, provocando manchas indesejáveis em superfícies reflexivas.

Fotografar um objeto totalmente metálico, como um pegador de salada de inox, costuma ser um grande problema. Não basta eliminar os reflexos é necessário manter o volume, caso contrário o objeto terá um aspecto de plástico ou fosco.
Fotografar objetos que refletem exige conhecimento do fotógrafo sobre iluminação, equipamentos apropriados e uma dose de improviso.

Mesmo contando com equipamentos profissionais, a criatividade ajuda muito na hora de improvisar e encontrar a melhor solução para os desafios fotográficos do dia a dia.
O equipamento ideal é uma tenda. Dependendo do nível de reflexibilidade do objeto e da resolução da câmera, até simples marcas de dobras no tecido podem ser visualizados no reflexo. Para evitar este tipo de contratempo, deixe a tenda esticada um dia antes da sessão.

Você também pode improvisar uma tenda, utilizando uma caixa de papelão recortada com folhas de papel ou tecido nos orifícios laterais, no fundo, na parte superior e também revestindo seu interior. É um processo trabalhoso, mas que gera resultados profissionais.
O preto é uma boa opção de cor para compor o reflexo no objeto. Para isto, o ambiente deve estar completamente escuro. Caso contrário, o ambiente (e tudo está a sua volta) será refletido no objeto.

O flash embutido deve estar desativado, pois ele é refletido no objeto. A utilização de outras fontes de luz, como abajures, gera contrastes intensos, quando iluminam diretamente. Uma saída é usar um softbox. Com ele é possível obter uma iluminação mais distribuída na cena, suavizando contrastes e evitando que a iluminação direta da lâmpada sobre o objeto gere pontos brancos “estourados”. Provavelmente este é um equipamento que você encontrará em todos os estúdios de fotografia.
O nível de reflexibilidade dos objetos metálicos é maior em comparação aos demais tipos de objetos. Sempre haverá duas composições que devemos planejar: a composição da cena e a composição da imagem refletida no objeto.

O reflexo do branco da tenda e do preto do ambiente escuro ajudam na composição. Porém, a imagem da câmera ou do próprio fotógrafo refletida no objeto são problemáticas. Uma das soluções é apagar todas a luzes do ambiente, iluminar o objeto apropriadamente e fotografar.
Aqui usamos um programa de edição – o Photoshop para mostrar como suas imagens podem ser salvas sem necessidade de gastar muito. Cada programa variam em preço, e todos possuem ferramentas muitos similares. Alguns são mais fáceis de navegar, mas com certeza haverá um que irá se adequar perfeitamente às suas necessidades.

As técnicas de retoque mostradas aqui também podem ser usadas para retocar outras falhas gerais de suas fotos, então continue lendo e depois sai à caça de fotos em disco rígido que precisem de um pouco de cuidado e carinho.
Photoshop CS5

Ligue o computador e abra o Photoshop. Envie sua imagem digital para a área de trabalho ou digitalize uma impressão fotográfica. Carregue a fotografia no Photoshop.
Escolha a opção "Duplicate Layer" (Duplicar Camada) no menu "Layer" (Camada).
Localize o reflexo que deseja eliminar. Se for um brilho de luz em uma janela, clique no ícone "Magic Wand" (Varinha Mágica) na paleta "Toolbox" (Caixa de Ferramentas). Digite "20" no caixa "Tolerance" (Tolerância), localizada na barra de opções horizontal. Uma linha segmentada contornará sua seleção.
Escolha "Select" (Selecionar) e "Feather" (Pena), digite "6" na caixa "Feather Radius" (Raio da pena). Clique em "OK". Escolha "Image" (Imagem), "Adjust" (Ajuste) e "Levels" (Níveis).
Localize a barra deslizante "Output Levels" (Níveis de saída) na parte inferior da paleta "Levels". Mova ligeiramente a seta de rolagem da direita para a esquerda. Observe que o reflexo diminui. Continue até que o reflexo se harmonize com o resto da imagem.
Se precisar eliminar um reflexo no espelho, substitua-o por pixels vizinhos. Clique na ferramenta pincel "Clone" (Clonar) na paleta "Toolbox" (Caixa de ferramentas). Clique em "Option" (Opção) e, depois, em uma parte clara do fundo ao lado do reflexo e, e em seguida, clique em cima do próprio reflexo. Cole com a ferramenta "Stamp" (Selo) para substituir o reflexo pelos pixels vizinhos.
Clique na ferramenta "Lasso" (Laço), na paleta "Toolbox". Clique e desenhe um círculo simples ao redor da área corrigida. Escolha "Edit" (Editar), "Copy" (Copiar) e "Paste" (Colar).
Uma nova camada será aberta. Escolha "Filter" (Filtro) e "Blur" (Desfoque) e "Gaussian Blur" (Desfoque gaussiano). Uma janela de opções "Gaussian Blur" (Desfoque gaussiano) será aberta. Digite "1" na caixa "Radius" e clique em "OK" para aceitar as configurações e fechar a janela. Digite "40" na caixa "Opacity" (Opacidade) localizada na parte superior do painel "Layers Control" (Controle de camadas).
Escolha "Flatten Image" (Achatar imagem) no menu "Layer" (Camada). Salve sua imagem como um arquivo JPEG ou TIFF.