segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lentes zoom

Leia as especificações para escolher uma lente zoom. O zoom óptico é preferível ao digital. Com o último, a resolução cai muito com a aproximação.

Uma boa lente zoom pode levar a visão até a beirada de um destes gêiseres fumegantes do Parque Nacional Yellowstone. Michael Melford Parque Nacional Yellowstone, Wyoming, EUA
As lentes zoom têm a vantagem de libertar você do trabalho de carregar lentes extras. Uma lente com uma variação entre 18 e 200 mm permite que você troque a distância em relação ao objeto fotografado sem dar um passo. Elas são ótimas para viajar.
Não está tão nítida?
Algumas lentes zoom cobrem apenas variações de teleobjetivas, como de 70 a 300 mm. Outras têm apenas uma variação de grande-angular, digamos entre 17 e 35 mm. A desvantagem das lentes zoom é que tendem a ser mais lentas (f/4 ou f/3.5) do que as fixas equivalentes, o que limita seu uso em situações de pouca luz. Os puristas também destacam que o ângulo de refração em uma lente zoom nunca é exatamente igual ao de reflexão – e por isso as fotos nunca serão tão nítidas.


Aves agressivas tornam o uso de uma teleobjetiva ou lente zoom perfeito para aqueles que fotografam na natureza. Dickie Duckett/FLPA/Mindem Pictures Hungria