segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lentes macro

A fotografia macro é uma foto ampliada. Muitas vezes, seu tema é a natureza – plantas e insetos (como nestas fotos). Em geral, uma foto é considerada macro se o objeto no sensor da câmera é cinco vezes maior que o tamanho natural, exigindo lentes e acessórios que fazem um foco muito mais próximo que o normal – de lentes complementares normais e relativamente baratas a lentes macro caras e exclusivas para esse fim. Algumas lentes comuns têm função macro.
Outra questão a ser levada em consideração é a profundidade de campo, que diminui com a proximidade do objeto fotografado e com a proximidade do objeto fotografado e com a ampliação. Como regra geral, não use um f-stop maior do que f/16, para conseguir que todo ou grande parte do objeto fique em foco. Mas, com a abertura pequena, sua velocidade do obturador será mais longa, o que torna essencial o uso do tripé.
Com uma profundidade de campo tão curta, mesmo uma brisa muito leve pode mexer tudo.
Verifique o fundo para ter certeza de que ele combina com o objeto fotografado e não tira a sua atenção. Se não gostar do que vê, use um pedaço de papel colorido como fundo. A pouca profundidade de campo deixará o objeto bem focado, e o fundo, abrandado.
Tente usar um flash para preencher as sombras – um problema comum na fotografia macro. Experiente rebater o flash em outro objeto para obter uma luz mais sutil.


Alaska Stock Images Alasca, EUA