quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Fotografia de esportes

Aprenda a usar a câmera para registrar qualquer evento esportivo e capture imagens incríveis
Geralmente, acontecimentos esportivos são momentos únicos que podem nunca mais se repetir. Aproveitar ao máximo as oportunidades para fotografar é, portanto, muito importante. Se você tiver a sorte de acompanhar alguma competição esportiva, será preciso aperfeiçoar algumas de suas habilidades fotográficas para registrar momentos singulares da vida.

Esse pode ser visto como um tema muito especifico, que deve ser deixado para os profissionais. No entanto, existem muitas oportunidades para registrar a ação: seja em grandes eventos ou em campeonatos escolares.
O melhor disso tudo é que, para conseguir boas fotos, você não precisa ter os melhores e mais modernos equipamentos. Existem técnicas fáceis que podem ser aplicadas com câmeras simples.
Entretanto, fazer bons cliques de algo em movimento pode ser muito difícil, em especial porque você não tem absolutamente nenhum controle sobre o objeto da foto. Mas dominar algumas técnicas pode garantir que você seja capaz de captar grandes movimentos de inúmeras maneiras, preservando a ação que está se desenvolvendo a sua frente e permitindo que você tire algumas de suas melhores fotografias.

Então, não importa se está indo para um evento esportivo internacional ou simplesmente assistindo aos seus filhos correrem no jardim, pegue sua câmera e deixe-nos mostrar como você pode extrair o melhor da ação.
Seja usando uma DSLR, uma compacta simples ou mesmo seu smartphone, é muito provável que você consiga dar um zoom na ação. Isso é bastante útil para fotografar esportes.O foco contínuo é excelente para esportes onde há muita movimentação aleatória, sem espaço definido. Futebol, natação, artes marciais, corridas, etc., todos eles basicamente são registrados com o uso de foco automático e, em sua grande maioria, contínuo. Para estes casos, o fotógrafo precisa manter o foco em um ponto definido, e acompanhar todo o desenrolar da ação.

Porém, há casos onde o foco contínuo pode ser um problema. Esportes como o vôlei, por exemplo, são difíceis de acompanhar com foco contínuo, dada a movimentação em vários sentidos. E é neste tipo de situação em que o foco fixo pode ajudar. Em vez de procurar o foco nos atletas, o fotógrafo pode focar a parte superior da rede. Com a profundidade de campo correta, é possível congelar toda a ação sem perder nitidez, e sem risco de errar o ponto de focagem.
O zoom de uma câmera compacta geralmente é um pequeno anel na parte superior da máquina. Use dois dedos para dar zoom se estiver fotografando com um iphone
Prepare qualquer câmera para fotografar imagens em movimento
Fazer fotografias dinâmicas de esporte, congelar uma ação e retratar um evento não depende de equipamentos caros nem de técnicas profissionais. Corridas de automóvel, por outro lado, geralmente apresentam fotos bastante parecidas, porém se tornam uma possibilidade de ver “de perto”. Um olhar treinado sempre está atento ao que ocorre na ação, mas também consegue observar o que ocorre em volta, no ambiente, e pode ser utilizado para compor uma imagem diferenciada.

Outra possibilidade para conseguir resultados diferenciados é utilizar baixa velocidade para dar impressão de movimento. É uma técnica difícil, requer muita prática, mas pode trazer resultados muito interessantes quando bem utilizada.
Além de câmera, lentes e flash, dois acessórios são de grande importância para fotógrafos de esportes que precisam passar algumas horas com a câmera em mãos: monopé e banquinho. Isso mesmo, um bom banquinho portátil, preferencialmente com armação de alumínio e lona, acompanhado de um bom monopé, diminui muito o estresse físico causado pela postura constante de segurar o peso do equipamento.
fotografia de esportes requer velocidade, e a velocidade de gravação pode determinar a captura ou não de uma imagem. Em RAW, apesar de possibilitar maior edição posterior, a câmera leva mais tempo de processamento e, em grande parte dos casos, há redução do numero de fotos por segundo.
Fotografe com ângulo suficiente para enquadrar várias pessoas, de corpo inteiro, desde que esteja na quadra. É claro, conhecer seus limites e nunca interferir com o jogo.

Experiência com velocidade do obturador. Filmagem em câmara lenta está em alta demanda e esportes oferecem uma grande oportunidade para executar esta técnica.
Se estiver fotografando em câmeras compacta, procure pelo ícone do modo Esportes para obter melhores resultados.
A velocidade do obturador correta ajuda a manter o objeto principal em foco, garantindo a sensação de movimento.
Existem duas maneiras diferentes de lidar com o movimento em esportes: uma delas é congelando a ação, retratando um movimento exato. A outra é manter um pouco do movimento na foto usando o desfoque de movimento. A utilização de ISOs altos, prática comum para conseguir altas velocidades de obturação, traz um problema ao fotógrafo: o aparecimento de ruído. Na fotografia esportiva, principalmente profissional, o ruído não é uma grande preocupação. O que interessa, realmente, é o conteúdo.

Fotografar eventos em ambientes fechados pode ser difícil. Experimente os modos de cena de sua câmera e aumente o ISO para registrar a ação.