terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Fotografar no pico do Jaraguá

Como chegar ao pico do jaraguá
Hoje vou falar sobre o pico do Jaraguá, esse lugar lindo, poucas pessoas conhecem, muitas pessoas ate tem vontade de conhecer, mas não sabem como chegar lá,por isso que eu fui e voltei de transporte publico e fiz questão de subir e descer caminhando pra absorver o Maximo de conhecimentos e criar uma boa matéria e ajudar vocês.
O pico do Jaraguá tem 1,135 metros de altura, de Lá é possível ver a grande são Paulo inteira como se fosse uma pequena maquete, a vista e muito bonita. 
Existe uma estrada asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) que leva ao pico com uma extensão de 5.356 metros de comprimento, que inicia na rodovia Anhanguera e termina no topo,mas o bom mesmo e subir caminhando observando o canto dos pássaros e sentindo a mudança do ar.
Como faço pra chegar ate lá?
De carro entre na estrada Turística do Jaraguá, acesso pelo Km 18 da Via Anhanguera,tem Poucas vagas no cume,mesmo indo de carro pra chegar ate a torre onde fica o ponto mais alto e preciso subira uma escada de uns 200 degraus.
Horário de funcionamento
De segunda a domingo, das 8 h às 17h
Indo de transporte publico,temos  3 opções,independente de onde você esta todos os transportes partem da região central de são paulo,você pode pegar um ônibus na praça ramos ali na altura do numero 57 bem em frete a caixa econômica federal e o Banco do Brasil,(a linha do ônibus é a jaraguá,pegando este ônibus você vai descer bem na frente da entrada do parque),o ônibus demora um pouco porque ele faz muitas voltas,ele passa pela barra funda , avenida francisco Matarazzo é vai fazendo voltas ate chegar lá o tempo médio do trajeto em um dia de sábado por exemplo que o transito e mais tranquilo e de 1 h e 20 minutos.
Indo de metrô ou trem
Você pode ir ate o terminal barra funda ou LUZ e pegar o trem com direção a estação francisco morato e descer da estação vila Clarice,ao sair da estação caminhe uns 50 metros e pegue o ônibus jaraguá bem ao lado da estação,o tempo gasto pra percorrer o trajeto de trem e de uns 30 minutos ,o trajeto de ônibus e de uns 15 minutos bem rápido porque a distancia e curta,você vai descer na frete do parque.

Chegando no parque o que eu vou encontrar lá?
Logo na entrada você encontrará vários funcionários que vai te dar mais informações.

Logo na chegada você encontrará algumas marquises e arquiteturas cobertas  com bancos de cimento,parque de diversão,area de piqui-niques, um pequeno lago, muito espaço pra caminhar,e muitas arvores enormes que fazem muita sombra e vendedores ambulantes que vendem lanches refrigerantes,água e outras coisas.
Subindo ate o ponto mais alto.
Existe varias trilhas no parque mas somente uma delas chega ate o topo,(a trilha do pai zé)
O que eu vou encontrar  no meio do caminho?
Você pode encontrar muitos pássaros,macacos assim como outros animais  pequenos.

Que tipo de roupas e calçados são mais recomendados?
Prefira roupas leves e confortáveis,use tênis confortável,nunca utilize chinelos,atenção mulheres não vá te tamanco ou sapato com salto,use um tênis confortável,o caminho e cheio de obstáculos.
O que eu vou encontrar pelo caminho?
A trilha tem  uma media de 1,650 metros ,No inicio da trilha você vai encontrar uma pedaço de uns 300 metros de paralelepípedo o restante e de terra vermelha,então antes de ir preste atenção na previsão do tempo,se tiver previsão de chuva desista da viagem,a própria trilha pode virar correnteza e fica muito escorregadia.
Veja nas imagens os obstáculos das trilhas.

O cansaço durante o trajeto
Eu com meus 38 anos e 80 quilos gastei mais de 1 hora pra chegar ate o topo ,os primeiros 70% do caminho é mais suave com subidas mais leves e curvas,os outros 30% do caminho é muito ingrime e cheio de obstáculos todo cuidado e pouco,com o cansaço você pode pisar em falso cair e se machucar,leve 2 ou 3 garrafinhas de agua ,pare pra descansar,não ultrapasse seus limites,ande devagar obedeça seu corpo,recomendo que você use protetor solar pois o sol  é mais puro pode queimar a pele ou deixar  marcas.
No final da trilha você vai sair em uma estrada asfaltada vire a esquerda  ande uns 100 metros você vai avistar uma torre o ponto mais alto do parque,pra chegar ate lá você precisa subir uma escada gigante uns 200 ou 250 degraus,todo esforço vale apena  quanto mais você sobe mais você sente vontade de subir,a vista lá encima e muito legal,alem do vento e do ar mais puro que respiramos podemos ver  a cidade inteira.
Alimentação e segurança
No topo próximo das torres tem uma base da policia militar,a área tem muita segurança,lanchonetes,sorveteria,bebedouros,banheiros  alem de lindos macaquinhos sagui te tufo que fica brincando ali por perto nas arvores pequenas,as vezes eles vem pegar alimentos em nossa mão.
Clique aqui e veja o vídeo que eu fiz ,não ficou muito bom porque a câmera e muito grande e pesada alem disso estava ventando muito e eu não levei tripe mas da pra ter uma boa noção.

Veja abaixo a foto que fiz do alto.