segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fotografar animais na natureza

Uma experiência comum: você vê um animal que quer fotografar mas, assim que se mexe, ele desaparece. Sincronia é tudo. Quando avistar seu modelo, fotografe-o de onde estiver e, então, se aproxime devagar. Você deve garantir a foto que for possível tirar, em vez de se apressar e ficar sem nada.
Use teleobjetivas para fotos paradas. Para dar a sensação do lugar, fotografe o animal em seu habitat. Se tiver um tripé, use uma velocidade de obturador lenta para criar a sensação de movimento.

Animais silvestres se camuflam, então cuidado com o fundo. Para fotografar um veado, por exemplo, espere ele estar contra o céu ou um campo claro ao longe.
Use uma profundidade de campo pequena para os closes para borrar as distrações do fundo.
Closes são melhores se houver brilho no olhar. Fotografe no começo ou no final do dia com o animal de frente para o Sol. Ou use o flash em um nível mais suave.

Pássaros

Você não precisa ir longe ou para lugares exóticos para fotografar pássaros – pode começar no quintal. A questão principal é aprender sobre sua vida diária e suas viagens para poder se aproximar.
Procure por pássaros em praias e parques públicos, em refúgios ou outras áreas onde eles estejam acostumados à presença de gente; e serão mais amigáveis. Ofereça alimentos em um comedor no quintal e pratique tirar as fotos de dentro de casa. Os pássaros atraídos por uma bacia com água. Para chegar perto dos desconfiados, aproxime-se com calma, não olhe diretamente para eles e pare de vez em quando para deixar que se acostume com a sua presença.
A melhor lente para fotografar aves é uma teleobjetiva de 400 mm ou mais. Um zoom de 70 mm-300 mm também funciona para aqueles dos quais é possível se aproximar. Use tripé para lentes maiores que 300 mm.
Mantenha os olhos bem focados. É o que normalmente as pessoas percebem primeiro em uma foto.
Experimente fundos naturais sem objetos feitos pelo ser humano, como poleiros, fios, cercas e construções, que competem pela atenção.