quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Fotografando a praia

Tire fotos perfeitas da paisagem costeira
Vá para o litoral e registre vistas maravilhosas de marinas, aproveitando a luz ao máximo
Geralmente, fotos de praia estão relacionadas a passeios com a família e retratos. Entretanto, com o mar aberto a sua frente, esta é uma ótima ocasião para registrar imagens fantásticas.
Sair ao ar livre em um dia claro e ensolarado dá a você cores vibrantes tanto do mar quanto do céu, permitindo clicar uma cena simples, porém bonita, sem precisar de um ponto focal principal.

A costa também é um dos melhores lugares para se fotografar o pôr e o nascer do sol. O horizonte limpo a torna ideal para esse tipo de foto, colocando todo o foco no céu colorido. Também há o reflexo na água, que dá um ótimo efeito.
“O litoral é um dos melhores lugares para fotografar o pôr e o nascer do sol.”
Use uma abertura de pelo menos f/11 para garantir que toda a cena esteja em foco
Use o modo de cena praia para criar cores quentes e vivas

Um tripé é sempre essencial quando se trabalha com água, se você quer congelá-la em movimento, ou quer alisá-la com uma exposição longa. Com isso em mente, é sempre bom ter alguns filtros com você. Um par de filtros de densidade neutra torna fotografias de longa exposição muito mais fácil e, se você estiver indo para capturar o pôr do sol, ou o nascer do sol, ou um tiro céu brilhante, um filtro graduado virá em muito útil.
É também muito útil ter uma lente zoom com você, pois algumas áreas do litoral podem ser inacessíveis ou podem ter pontos de interesse bastante longe.
Clique o pôr do sol
Registre o sol desaparecendo no mar

Em uma foto com uma grande escala de paisagem, você pode tentar incluir algo em primeiro plano para a sugerir escala. Em uma praia, que poderia ser rochas, conchas ou um animal (ou uma pessoa), que pode realmente adicionar à profundidade da imagem. Você pode, no entanto, querem usar esses pontos menores de interesse como o ponto focal de sua imagem.
Um dos desafios de fotografar no verão na praia é que a paisagem pode está incrivelmente brilhante e sua câmera acaba deixando suas fotos com muita luminosidade se você está fotografado no modo Auto. Se sua câmera tiver um modo manual, pode valer a pena “brincar” com ele na praia e experimentar diferentes níveis de exposição. Para obter melhores resultados, você pode tirar uma foto com um ponto e depois expô-la por mais de um ponto ou dois. O resultado dependerá de cada situação, especialmente se você tem áreas com sombra, bem como brilhantes.

Abaixe-se para enquadrar mais areia na sua foto
Iluminação
Dias feios e nublados podem resultar em fotos sem graça e desinteressantes.
Proteja seu equipamento

Mantenha seu kit seguro ao fotografar na praia
Capa à prova dágua
Uma capa à prova dágua não é útil apenas quando você está embaixo de chuva. Ela também pode ser usada para proteger sua câmera de respingos dágua

Troca de lentes
Evite trocar lentes com areia voando em uma praia ventosa, é uma receita para o desastre. Tenha um cuidado ao trocar as lentes na praia, e evitá-lo, se possível.