terça-feira, 12 de janeiro de 2016

É verdade que areia movediça pode matar?

Na areia movediça, quanto mais você luta, mais você afunda, mas como seu corpo é menos denso do que ela, basta relaxar para flutuar
 A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos na tela dos cinemas: se você quiser mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo lugar, contanto que as condições certas estejam presentes. Ela nada mais é do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando em uma mistura mole de água e areia incapaz de agüentar qualquer peso.

 Por isso, relaxe: se pisar na areia movediça, ela não vai sugar você (mas seus movimentos realmente vão fazer que você afunde mais).
 Se um dia você estiver preso na areia movediça, não se preocupe: ela não vai engoli-lo por inteiro nem é tão difícil assim escapar dela.
 O corpo humano possui uma densidade de 1 g/cm3 e consegue flutuar na água. A areia movediça é ainda mais densa do que a água - ela tem uma densidade de cerca de 2 g/cm3, o que faz com que seja mais fácil flutuar nela do que na água. O segredo é não entrar em pânico. A maioria das pessoas que afundam na areia movediça ou em qualquer outro tipo de líquido é formada por aquelas que entram em pânico e começam a se debater.
 Seria possível se afogar na areia movediça se você caísse de cabeça e não conseguisse se desvirar e colocar a cabeça acima da superfície, mas já vou avisando que é raro a areia movediça ser tão funda assim. O mais provável é que, se você cair, flutue de volta à superfície. No entanto, a relação da areia para a água pode variar e fazer que em alguns poços de areia movediça seja mais fácil flutuar do que em outros.
 "Da mesma maneira, se a areia movediça fosse funda demais, com você afundando até a cintura, seria bem difícil sair de lá, assim como é difícil sair do concreto molhado", diz Rick Wooten, geólogo sênior da área de Perigos Geológicos e Engenharia do Centro de Pesquisas Geológicas da Carolina do Norte (em inglês). "O peso da areia movediça certamente dificultaria os movimentos se você tivesse afundado até qualquer parte acima dos joelhos.