terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dicas para fotografar paisagens

Aprenda as regras básicas para fotografar paisagens
Paisagens são populares porque são acessíveis a qualquer pessoa. Um dos principais motivos por que as imagens de paisagem não ficam tão bonitas como quando são vistas pessoalmente é que, quando recortamos a vista dentro de uma fotografia, limitamos o olhar das pessoas para uma parte apenas do que estávamos vendo. É por isso que saber escolher bem os pontos de recorte é essencial.
Lembre-se sempre da regra dos terços quando for fotografar uma paisagem, isso ajuda na hora de escolher o que fotografar, qual enquadramento fazer e o que deixar de fora. Veja se você quer mostrar mais o céu ou não, incline a câmera, experimente novos pontos de vista.
Não pense na paisagem como você está vendo, pois na câmera ela ficará bem diferente. Uma dica é observar a paisagem diretamente no visor, para que se tenha uma ideia mais clara de como o resultado final ficará.

Esse passo é, sem dúvidas, o mais importante. É o elemento surpresa que vai impactar e chamar a atenção de quem for ver a sua fotografia. Não existe uma lista com objetos e efeitos que você deve usar para causar isso, mas é só pensar que algo na imagem precisa surpreender.
O seu elemento surpresa pode ser uma iluminação pouco usual, a neblina, uma onda no mar, linhas retas ou curvas, um objeto ou planta diferenciado, o arranjo das nuvens no céu, uma coloração impactante, um lens flare etc... Não importa o que for, a atenção precisa ser capturada para que a fotografia se torne chamativa.
Neste artigo, nós tratamos da questão da composição, passando pelo básico, incluindo a regra dos terços e guias.
Mostraremos algumas técnicas que ajudarão você a tirar as melhores fotos, assim como alguns passos básicos de ediçãoque podem transformar suas imagens.
“Apresentaremos técnicas que ajudarão você a tirar as melhores fotos de paisagens”
Dica técnica
O modo automático seleciona bons ajustes para fotografar a maioria das vistas bem iluminadas, mas alterar para o modo paisagem deixará a cena mais nítida e pode, muitas vezes, realçar as cores.
Composição
Use regras simples e obtenha boas fotos todas as vezes
Domine estes truques fáceis de composição para tirar o Maximo de qualquer paisagem que você fotografar

Você pode utilizar a regra dos terços e o enquadramento para capturar esse elemento de destaque e deixá-lo mais visível, além do que, ele não precisa ser nada palpável. O que não pode acontecer é a fotografia ficar monótona, lavada. Na hora que você está vendo, é possível ver detalhes, árvores interessantes, cores diferentes, mas a câmera tende na “chapar” isso tudo, esconder os menores detalhes e unificar as cores.
Não quer dizer que você não possa bater uma fotografia simples, mas se a paisagem não possuir muitos atrativos, tente arrumar isso com o enquadramento e com o ângulo de visão. Outro fator importantíssimo é o horário. As melhores fotos de paisagem são feitas não quando o sol está alto, mas nos extremos do dia.
Desse modo, acorde cedo, explore o ambiente, caminhe bastante para descobrir os melhores pontos de vista e algumas surpresas no caminho. É claro que é possível fotografar uma paisagem que você está vendo pela primeira vez, mas quanto mais familiarizado você estiver com o ambiente, melhor você poderá capturá-lo.
O que você deve ou não fazer
Aperfeiçoe seus cliques de paisagens com estes conselhos úteis
Lentes

Grande angular 18mm, 24mm, 35mm fixa ou com zoom. Lentes com angulo menores do tipo 70-300mm podem ser usadas quando tentar enquadrar uma cena de uma parte da paisagem quando se tratar de um um local de difícil acesso.
Tripés

Para quem gosta de praticar fotografia de paisagem, este é um acessório indispensável. Se você já esta pensando em questionar qual o melhor tripé; minha resposta: o mais pesado que você puder carregar! O tripé é a sua garantia de uma imagem nítida sem tremidas e deve ser um elemento seguro quando sua câmera não estiver em suas mãos. Também é muito útil quando estamos esperando o momento certo para fazer uma imagem, como um por do sol, ou uma fotografia de longa exposição.
Filtros Polarizador

Considere o uso de filtros uma excelente prática para resolver na produção os eventuais problemas com exposição ou zonas de alto contraste.
Profundidade campo

Luz é uma preocupação constante em fotografia,  não importa o tipo de cena.  Em fotografia de paisagem devemos busca a melhor harmonização e suavidade da luz. Na hora de fazer a foto, pense num resultado seja capaz de fazer o espectador ficar  por horas olhando aquela paisagem.  A profundidade de campo é responsável pela nitidez dos elementos no fundo da imagem.  Ajuste a abertura da sua lente “f” de f8 a f22 ( dependendo da quantidade de luz) para obter maios nitidez e suavidade na imagem.  Uso de um ISO baixo 100, 200 para imagens durante o dia é recomendável.
O que não se deve usar...
ISO alto
Em paisagens, você quer capturar com detalhes. Use um ISO baixo para evitar granulados indesejáveis e manter as cores saturadas.
Redução da vibração
Desligue a redução de vibração se estiver usando um tripé. A maquina vai tentar compensar um movimento que não está lá, deixando seu clique borrado.