terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dicas de fotografia moda, comida e casa

Quando você fotografa moda, todo elemento da foto – a modelo, as roupas, o cabelo, a composição e o ângulo – contibui para a visão. Pense sobre a pose e garanta que sua modelo saiba o que você procura. Escolha uma locação que reforce a sua idéia – talvez uma linda praia para roupas de verão ou um fundo com arvores para roupas esportivas.

Pendure um pedaço de tecido descendo do teto de sua casa para criar um fundo simples de estúdio.
Olhe as revistas atuais para ter uma idéia das ultimas tendências de fotografia de moda.
Não tenha medo de mudar sua modelo de lugar. Além do fotografo, você também é o diretor.
Pense em ângulos diferentes – de baixo, de cima, dos lados, de trás.


Comida

Ao fotografar comida, o mais importante é que ela pareça fresca. As fotos mais fáceis normalmente são tiradas nos mercados ao ar livre, onde vendedores ambulantes cozinham delicias com muita luz do Sol para iluminar a composição. Para fotos em ambientes internos, planeje e esteja aposto para fotografar rápido assim que a comida estiver pronta.
Planeje toda a composição. Um fundo simples e alguns enfeites, se for usar algum, fazem com que a comida se destaque melhor.
Fotografe perto de uma janela, se possível, onde a luz suave e indireta torne sua aparência mais natural.
Experimente pincelar um pouco de óleo sobre legumes ou outras superfícies sem graça para dar brilho – truque usado pelos profissionais.
Escolha alimentos coloridos e, se possível, evite os brancos e marrons.

Vida em casa
Estar no lugar e hora certos e ter acesso próximo e intimo a sua família é o que resume a fotografia domestica. Para começar, pense com cuidado sobre o que cada membro da família gosta de fazer. Sua filha é obcecada por quebra-cabeças? Seu filho faz a lição de casa na mesa da cozinha? Esses momentos não duram para sempre. Aproveite as oportunidades.
Procure a melhor luz na casa. Mantenha a câmera pronta em exposição e foco automáticos. Então, quando ninguém fizer algo interessante, você estará a postos.

Evite o flash em ambientes internos. Sua luz direta e dura destrói cenas iluminadas com sutileza. Para compensar, ajuste o ISO alto e mantenha a mão firme para uma velocidade do obturador mais lenta.
Se puder, fotografe ao ar livre com o Sol baixo ou com o céu nublado. A luz dura faz as pessoas franzirem.
Ache o melhor fundo. Ao avistar um bom personagem, dê a volta ao redor dele e procure a melhor posição para fotografar.

Casamentos

Existem vários estilos de fotos de casamento, e o escolhido deve combinar com a personalidade do casal. Noivos discretos devem se sentir mais confortáveis com retratos, enquanto outro casal pode não querer sentar para tirar fotos. Seja qual for o estilo, tente conhecer de antemão o local do casamento para saber com que tipo de luz e fundo terá de lidar.
Pense no casamento como uma história contada pelas suas fotos. Vá à festa de despedida de solteiro. Pegue a noiva arrumando o cabelo. Fique atento ao inesperado. Experimente ângulos diferentes. Fique no chão para ter o ponto de vista de uma criança e tente encontrar o ângulo certo para as fotos mais íntimas.
Se usar o flash, rebata-o ou, ao menos, use um difusor (um guardanapo de papel serve) para suavizar a luz e evitar sombras marcantes.
Uma teleobjetiva mais longa, como a 200 mm, ajuda a fotografar instantâneos sem interromper.
Leve uma escada pequena para dar visão geral dos acontecimentos e uma perspectiva diferente.