quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dicas de composição

Uma das recomendações básicas feitas aos fotógrafos iniciantes ao começarem na fotografia é o preenchimento do negativo com o objeto a ser retratado. Mas para toda regra há uma exceção, e nesse caso, chama-se espaço negativo e positivo.
Essa técnica de composição fotográfica consiste em equilibrar o espaço negativo e o positivo em sua imagem, isso é, a parte da fotografia sem informação (negativa) com o assunto retratado (positiva).
Utilizando desse artifício, o fotógrafo reforça o tema retratado já que mantém o fundo uniforme e sem elemento algum que possa distrair ao espectador, como se utiliza-se o zoom da câmera para evidenciar algum detalhe importante.

A técnica do espaço negativo e positivo é bastante usada para transmitir informações adicionais como solidão, isolamento ou calma.
 Alguns instantâneos podem se tornar boas composições, mas a maioria das boas fotografias são criadas. Como você cria boas fotos? Primeiro, aprendendo as normas básicas para uma boa composição. Após ter aprendido o elementar, você concluirá que uma foto bem composta, frequentemente envolve planejamento cuidadoso e, às vezes, paciência.
Composição fotográfica Você concluirá que as normas de composição se tornarão parte de suas idéias quando estiver procurando motivos fotográficos e, em breve, elas serão algo normal para você. Neste programa, iremos discutir simplicidade, regra dos terços, linhas, equilíbrio, enquadramento e fusões. Considere estes itens não como regras, mas como simples orientações.

 A primeira e, talvez, a mais importante das orientações, baseia-se na simplicidade. Procure formas que dêem maior atenção visual ao centro de interesse da foto. Uma das formas seria selecionar um fundo suficientemente uniforme, que não roube a atenção que o assunto principal merece.
 Você deve sempre considerar a direção do movimento dos assuntos e, geralmente, deixar espaço à frente, dentro do qual possam se movimentar.
Você pode usar diagonais como linhas de condução a fim de proporcionar um direcionamento na foto. É um caminho simples e fácil para os olhos seguirem em direção ao assunto principal.
Você pode também usar linhas repetidas para chamar a atenção do observador para o centro de interesse.

Enquadramento é o nosso quinto item para melhorar uma composição fotográfica.
Enquadramento
Use a velha técnica de enquadrar a cena com suas mãos para checar se a composição está boa.

Primeiro plano
Use parte do primeiro plano para direcionar o olhar do observador para o resto da cena.
Pressione o ponto focal nas intersecções para obter uma imagem mais forte

Distrações
Quando não usados apropriadamente, elementos do primeiro plano podem prejudicar a imagem.
Horizontes
Certifique-se de que sua câmera esteja reta para evitar a necessidade de editar fotos “tortas”
 Isto é, enquadrar o centro de interesse harmoniosamente com os objetos que se encontram em primeiro plano. Isto dá à fotografia uma sensação de profundidade, necessária para que a foto não seja considerada tão somente um instantâneo.
De forma imaginária, divida a imagem observada no visor da sua câmara em três partes, tanto horizontais como verticais. Os quatro pontos de intercepção chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual na sua fotografia. Ao fotografar coloque o assunto principal e outros motivos de interesse nos pontos de intercepção das linhas ou segundo as mesmas. As linhas horizontais podem ser utilizadas para colocar, por exemplo a linha do horizonte, esta deve ficar para baixo ou para cima da linha média consoante se pretende realçar o céu ou não. As linhas verticais são usadas por exemplo para colocar árvores e edifícios.