terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dica rápida para usar o balanço de branco

Entenda como configurações especificas podem afetar a sua foto
Antes de fazer qualquer alteração vamos considerar um cenário em que você deseja capturar a beleza das ondas do mar batendo na praia com um céu nublado ao fundo. Parece interessante? Bem, se você não usar o ajuste do balanço de branco correto de sua câmera digital, você terá uma imagem com cores diferentes das reais. Portanto, a fim de produzir uma imagem bem exposta com cores realistas, você deve aprender a utilizar corretamente a definição de balanço de branco de sua câmera digital.

Você deve ter notado algumas fotos acabam com um tom alaranjado / amarelo se fotografadas sob iluminação de tungstênio ou um tom azulado se fotografadas sob as luzes fluorescentes. Isto ocorre porque cada fonte de luz possui uma temperatura de cor diferente.
Uma câmera digital pode medir as cores da luz vermelha, verde e azul do espectro, como refletido aos seus sensores. Em uma foto tirada debaixo do sol do meio-dia há todo o espectro de luz (que compõe a luz do sol “branco”). Nestas condições, as cores de uma imagem aparecem mais próximo do “verdadeiro” de cores. Uma imagem tirada sob lâmpada de tungstênio (uma lâmpada incandescente doméstico normal) sem ajustar a câmera digital para o equilíbrio do branco produz a sombra opaca laranja como se espalha a luz tendenciosa. Da mesma forma, uma imagem tirada sob a luz fluorescente produz um brilhante tom azulado. No entanto, é possível mudar a cor na direção desejável, desde que você tenha uma boa compreensão de sua câmera digital e suas configurações.

No entanto, isso não funciona perfeitamente bem e algumas vezes a maquina terá dificuldades em remover todos os vestígios de matiz. É aqui que a configuração manual de balanço de branco se torna útil. Uma vez que diferentes fontes de luz têm tonalidades de cores diferentes, uma foto tirada com um branco normal sob condições de iluminação artificial transmite o calor para baixo o sensor da câmera. Essa luz toca os bits vermelho do espectro, o que resulta em maçante tons de amarelo ou laranja na imagem. Embora os olhos humanos podem se ajustar automaticamente a diferentes luzes e temperaturas de cor de sentir cor certa, uma câmera precisa ser ajustado para diferentes luzes para a reprodução de cores precisa. Ao ajustar a configuração de balanço de branco de sua câmera digital, você pode alterar a luz necessária ou temperatura para produzir as cores mais precisas em uma imagem digital.
Modos do Balanço de Branco
Automático – Balanço de branco automático ajuda no ajuste do balanço de branco automaticamente de acordo com as condições de iluminação diferentes, mas você pode tentar outras configurações para obter melhores resultados.

Incandescente – Este modo é usado para a luz em uma lâmpada pequena como tungstênio, e é usado frequentemente enquanto fotografar em ambientes fechados. A configuração de tungstênio da câmera digital esfria a temperatura de cor nas fotos.

Fluorescente – Este modo é usado para obter imagens mais claras e mais quentes, enquanto compensar sombra fresca de luz fluorescente.
Luz do dia – Este modo é para a configuração normal, luz dia, enquanto você fotografa ao ar livre. Em Muitas câmeras esse modo não existe
Nublado – Este modo é ideal para fotografar ao mesmo tempo em um dia nublado. Isso é porque ele aquece o assunto e tudo que há em volta e permite que você capture fotos melhores.
Flash – O modo de flash é necessário quando há iluminação inadequada disponível. Este modo ajuda a escolher o equilíbrio certo Branco em condições de pouca luz.
Sombra – Um local sombreado geralmente produz imagens mais frios ou mais azul, daí você precisa para aquecer o ambiente para fotografar objetos sombreados.
Minha câmera faz isto?
DSLR

A vantagem...
Oferece configurações de balanço de branco personalizadas para usuários mais avançados, e a maioria possui correção de cor embutida.
O que poderia ser melhor...
Com tantas outras configurações para ajustar, uma DSLR pode se tornar cansativa.
Câmera compacta

A vantagem...
As compactas possuem modos de balanço de branco bastante precisos.
O que poderia ser melhor...
O balanço de branco geralmente tem de ser alterado dentro das configurações na interface do menu.
Compacta de lentes intercambiáveis

A vantagem...
A maioria delas tem um botão no corpo para acesso rápido à configuração.
O que poderia ser melhor...
A configuração de balanço de branco automática não é tão precisa quanto à de uma DSLR profissional.
Câmera de celular

A vantagem...
Smartphones possuem diversos aplicativos de edição opcionais para escolher e baixar.
O que poderia ser melhor...
A maioria não vem com configurações opcionais, então você depende da automática.
Você pode brincar e distorcer bastante o resultado finais. Por exemplo, se você "bater o branco" em uma superfície verde, a foto ficará com tonalidades próximas ao magenta. Fazer isso em uma superfície vermelha gera fotos em tons de azul claro. Cada tonalidade gera uma outra cor para a imagem.

Isso acontece obedecendo a regra das cores complementárias para a luz, e se você quiser uma tonalidade específica na imagem, basta "bater o branco" em uma superfície que possua aproximadamente a sua cor oposta.