segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dica de fotografia sobre planos

Planos
Divida os pontos de interesse entre o primeiro plano, o intermediário e o de fundo. Imagens compostas em planos oferecem vários lugares para o olhar descansar.

A sincronia foi essencial para que esta fotografia se destacasse. Provavelmente o fotógrafo usou uma lente grande-angular focada a cerca de 3 metros da câmera. Essa escolha deixou tanto a ação refletida no espelho como a ação ao fundo em foco. Os planos se sobrepõem e criam uma imagem complexa. Randy Olson Shenzhen, China
Algumas fotografias são chapadas, enquanto outras podem ter dois, três ou até quatro planos para expressar sentido ou dar conteúdo a uma imagem. Criar planos na fotografia é uma técnica na qual o fotógrafo usa a ilusão de profundidade para reunir diversas partes de um tema, ou até mesmo a narrativa de uma pequena história. Em uma fotografia em planos, pode haver informações essenciais no primeiro plano, no intermediário e no plano de fundo.
Preencha o quadro
Um exemplo simples seria um bicho de pelúcia mastigado em primeiro plano, junto com o membro da família que o descobriu, e o cão, humilde e culpado ao fundo. Fotógrafos de jornais e revistas muitas vezes são instruídos para usar bem todo o quadro para mostrar o contexto. Se o prefeito está falando em uma escola local, por exemplo, uma fotografia em planos pode ter um estudante em primeiro plano, o palestrante no intermediário e um quadro-negro com algo pertinente escrito nele ao fundo. Os planos também podem criar coerência ou especificar prioridades ao alternar pontos de foco suaves e nítidos.
Preencha o primeiro plano
Tudo no quadro precisa dizer algo sobre, ou ao menos, complementar, o objeto fotografado, mesmo um espaço negativo ou o fundo. Ao tirar fotos de paisagens, às vezes o fotógrafo deixa um espaço sem objetivo no primeiro plano. O conceito dos planos sugere que eles acrescentam objetos de interesse relativos ao tema ou ao sentimento principal para dar uma sensação de importância.

O elemento pode ser simples, como um monte de pedras em uma montanha ou areia de duna, desde que liga algo sobre a paisagem. O elemento em primeiro plano também pode levar o olhar para o ponto de interesse.