quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Crie fotos incríveis com o efeito de zoom burst

Use essa técnica fácil para fazer cliques criativos de qualquer objeto
Muitas vezes, é difícil fazer fotos criativas, pois elas exigem técnicas mais avançadas e um equipamento caro. Em outros casos, é necessário tratamento de imagem complexo afim de obter o resultado desejado, tornando esse tipo de fotografia inalcançável para a maioria dos iniciantes.

No entanto, existem muitas técnicas interessantes que são bem simples e podem ser aplicadas em um instante. Uma delas é a zoom burst. Essa técnica simples cria a sensação de movimento, mantendo o centro do objeto perfeitamente nítido, enquanto os elementos ao redor recebem um forte desfoque direcional.

O zoom burst se beneficia de um ponto de foco central, enquanto o motivo principal (que pode ser qualquer coisa)e direcionando o olhar para dentro. Para produzir um bom zoom burst, você vai precisar de uma câmera com zoom, embora resultados criativos possam ser obtidos apenas com o movimento de seu corpo.

Então, esteja você fotografando um buquê de flores, uma rua longa e movimentada ou um simples retrato, pegue sua câmera e experimente a técnica.
“Técnica dá a sensação de movimento, mantendo o centro do objeto perfeitamente nítido”
Dependendo do que você for clicar, será preciso fazer uma pequena produção antes. Fotografias de natureza morta devem ser feitas em um espaço livre de quaisquer distrações que possam entrar no enquadramento, e o ponto de foco principal precisa estar no centro, já que o zoom será dado em direção dele.

Posicione sua câmera sobre um tripé. Pense que a regra dos terços não fará muito sentido aqui já que a parte da imagem focada e com melhor leitura, ficará geralmente no centro.
Como você precisa ter controle sobre a velocidade de obturador, coloque a câmera em modo prioridade de obturador para fazer testes. Esse modo também permite que a câmera faça os ajustes, deixando você livre para se concentrar no clique.

A velocidade que você irá usar depende de uma serie de fatores. Use velocidades baixas. Quanto mais devagar, mais será notado o efeito. Uma boa dica para esse momento é dividir o tempo de exposição em partes, por exemplo, se são seis segundos, movimente a lente a cada três segundos. Procure realizar esse movimento de curtas para as longas distâncias focais.

O ponto focal é importante. Para o zoom burst, ele precisa estar no centro do enquadramento, enquadre e foque. Faça algumas vezes girando o anel da lente correspondente a essa função e calcule até onde necessitará gira-lo para obter o efeito desejado.
Na hora de fotografar, pode ser que você precise fazer algumas tentativas antes de conseguir o melhor resultado. Mova o zoom de sua objetiva vagarosamente. Para ter um efeito mais desfocado, mova o zoom rapidamente.
O segredo para uma ótima fotografia
Use o modo de disparo continuo da câmera para tirar diversas fotos enquanto você aumenta e diminui o zoom. Isso melhora suas chances de fazer o clique perfeito.
Edite!
Use o Photoshop Elements para refinar sua foto

Abra a imagem que você quer manipular no Photoshop. Aumente a foto e selecione a ferramenta "Mascara de nitidez" da caixa de ferramentas do lado esquerdo da sua tela.
Com cuidado, desenhe um laço em volta da imagem que você quer desfocar. Quando terminar de envolver a imagem, pressione "Ctrl-C" (copiar) e depois "Ctrl-V" (colar).
Veja a parte inferior direita da sua tela e você vai encontrar a primeira imagem e a que você acabou de copiar será uma nova camada. Selecione esta.
Clique em "Imagem" no menu superior, selecione "Ajustar" e "Inverter". Copie e cole esta imagem através dos comandos "Ctrl-C" e "Ctrl-V".
Use a ferramenta "Mover" para alinhar sua imagem principal com a imagem invertida do jeito que você preferir. Volte à parte inferior direita da sua tela e veja suas camadas.
Escolha a camada um ou a camada dois. Mexa o cursor do seu mouse ao menu superior e clique na opção "Filtro". Escolha a opção "Desfoque" e depois "Desfoque de movimento". Use a barra de rolagem para definir quão desfocada você quer que a imagem fique.
Repita o sexto passo com qualquer uma das camadas até que você atinja o resultado desejado.