terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Corrija predominância de cores no photoshop

Apesar de poder criar uma sessão gigantesca no photoshop na qual é possível consertar e ajustar uma imagem a sua gloria pura, há momentos nos quais você só quer uma seleção simples. E saber utilizá-lo é um diferencial competitivo no setor de artes gráficas e fotografia, que são áreas com grande atuação no mercado. O profissional que domina o Photoshop amplia seu campo de trabalho e conquista novas áreas relacionadas ao tratamento e manipulação de imagem.

A manipulação e o tratamento de imagens pode ser feita por qualquer pessoa que tenha o Photoshop instalado em sua máquina. Através de suas ferramentas é possível melhorar uma foto ou imagem através de cortes e enquadramentos, alterar a nitidez, fazer fusões, montagens, correções de cores e criar vários tipos de efeitos usando os diversos tipos de filtros.
Cada uma das nossas correções está detalhada em três passos fáceis de seguir, a maioria com uma pequena introdução do processo. Então abra o Photoshop ou o Elementes e aprimore suas fotos!
“Você poderá criar imagens completamente diferentes, que sobressaiam”
Corrija predominância de cores
Extraia um matiz natural de uma foto pobremente colorida
Podemos notar a diferença entre por exemplo, a luz gerada por uma lâmpada fluorescente e uma de halogênio, isso é percebido com maior frequência nos tons médios e nos brilhos da imagem. Para muitos, fazer esse tipo de correção é uma baita dor de cabeça, mas depois de ler o tutorial você vai ver que é mais fácil que lidar com sogra. Basta que você tenha olho treinado para perceber que tonalidade de cor é predominante na imagem e acrescentar a tonalidade oposta para fazer essa correção. Pelo painel Color Balance você perceberá que é muito simples descobrir que tonalidade é oposta à predominante na imagem.
No painel Color Balance, você pode ver a seção Tone com as opções Shadows (sombras), Midtones (meios-tons) e Highlights (brilhos - ou altas-luzes se você preferir) e selecionar qual delas quer fazer alterações. No centro do painel ficam as barras de cores com os sliders que podem ser movidos para os dois lados (esquerdo até -100 e direito até 100). Do lado esquerdo temos as cores Cyan, Magenta e Yellow enquanto que do lado direito (“OPOSTO”) temos Red, Green e Blue. Deu para perceber que Cyan é oposto de Red (e vice-versa), Magenta é oposto de Green (e vice-versa) e Yellow é oposto de Blue (e vice-versa)? Então, como exemplo, se temos Magenta como tom predominante na imagem ( Se ligou?), basta mover o slider para o Green para corrigir essa invasão do Magenta adicionando sua cor oposta. E, assim, também para os outros tons. Por fim, tem a opção Preserve Luminosity que, quando habilitada, evita alterações na luminosidade da imagem quando as cores forem modificadas.
Adicione camadas de ajustes
Você já deve ter percebido qual a tonalidade predominante da imagem de exemplo, não é: Magenta? Isso não quer dizer que você, obrigatoriamente, tenha que fazer ajustes somente do Magenta para o Green, mas também nas outras cores que você achar necessário para que a imagem fique ao seu gosto. Os valores mostrados a seguir não servem como padrão, são valores que achei necessário para chegar ao resultado que “me” agradasse. Por isso, tente, tente e tente ajustes diversos até chegar ao resultado que você deseja. O importante é que você entenda que para reduzir um tom predominante, basta que adicione o tom oposto. Para entender melhor ainda, funciona assim: como você tem muito Magenta e precisa reduzí-lo, basta adicionar mais Verde (arrastando o slider para o Green).

Pontos pretos e brancos
Com a imagem de exemplo aberta, vá ao painel Layers, clique no ícone Create new fill or adjustment layer e escolha Color Balance. O painel será aberto e por padrão está selecionada a opção Midtones, da seção Tone. Deixe como está e habilite a opção Preserve Luminosity, caso não esteja habilitada. Arraste o slider do Magenta para o Green (para direita) até chegar em 30. A imagem abaixo mostra a foto com o ajuste e o painel Color Balance com o valor definido para Midtones.

Elimine a predominância
O primeiro ajuste feito foi nos tons médios (Midtones) da imagem, o que não foi suficiente. Se você prestar atenção nas nuvens, na neve e nos brilhos do carro, vai notar ainda o tom amagentado. Como essas áreas são de brilho (altas-luzes) da imagem, precisamos fazer ajustes nos Highlights. Para isso, selecione a opção Highlights da seção Tone e arraste o slider do Magenta para o Green (para direita) até chegar em 15. Note que agora os tons das nuvens, da neve e dos brilhos do carro foram corrigidos. A imagem abaixo mostra a foto com o ajuste e o painel Color Balance com os valores definidos para Highlights.